Imagem da matéria: Eslovênia Inaugura Primeiro Monumento Público em Homenagem ao Bitcoin
País é conhecido por apoiar tecnologia que envolve criptomoeda (Foto: Reprodução/Twitter)

Se você é fã das criptomoedas e gosta de fazer turismo, seu próximo destino pode ser a Eslovênia. Kranj, a quarta maior cidade do país, inaugurará nesta segunda-feira (12) o primeiro monumento público em homenagem ao Bitcoin. A iniciativa do governo local em conjunto com empresas privadas é um sinal da disposição do país em tornar-se uma referência no mundo das criptomoedas e da tecnologia blockchain.

Publicidade

O monumento fica na rotatória entre as ruas Oldhamska and Gregorčičeva e está cercado de simbolismos. De acordo com o site BTC Manager, a escolha de uma rotatória simboliza a natureza descentralizada do bitcoin e que, ao mesmo tempo, oferece acesso a múltiplos pontos. Também para evidenciar a descentralização, o monumento não está localizado em uma das vias centrais da cidade.

 

A reportagem do portal BitsOnline lembra que a Eslovênia já foi chamada de “Vale do Silício da Europa” diversas vezes. O país, localizado na Europa Central, é conhecido por ser amigável às novas tecnologias. O governo esloveno vem se vendendo como um destino para empresas que exploram a tecnologia blockchain e está formulando políticas para atrair empresas dispostas a investir no país.

A plataforma Bitstamp, uma das apoiadoras do projeto, nasceu na Eslovênia, mas teve seu registro transferido para o Reino Unido devido à falta de acesso aos serviços financeiros eslovenos. Este é, segundo BitsOnline, um dos problemas a serem resolvidos pelo governo. “O governo está ciente do envolvimento da Eslovênia no fluxo global. Reconhecemos a tecnologia blockchain como uma oportunidade excepcional”, disse Miro Cerar, primeiro-ministro.

Esporte e arte

No ano passado, o time dinamarquês de hóquei profissional (Rungsted Seier Capital) mudou o nome de seu estádio para “Bitcoin Arena”. Esta foi uma das primeiras estruturas físicas do mundo a ter o bitcoin como tema.

As criptomoedas também já inspiraram uma série de obras de arte. “A última ceia bitcoin, criada pelo artista francês Youl, talvez seja a mais famosa. A pintura recria a célebre tela criada por Leonardo da Vinci e tem ao centro a figura de Satoshi Nakamoto, considerado o pai do bitcoin, embora sua identidade nunca tenha sido revelada.

Publicidade

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Algoritimos formam rosto em tela de computador

Portal do Bitcoin apresenta TOSHI, agente de Inteligência Artificial que busca a notícia que você precisa

TOSHI foi treinado para buscar as notícias que o leitor precisa via palavra-chave, tema, e possui comandos básicos de interação junto ao usuário
Celular mostra logotipo da Solana

Solana diz que irá investir mais de R$ 5 milhões em criadores de conteúdo no Brasil

Os melhores artigos ou threads terão a chance de receber prêmios e oportunidades de contrato com a Solana
Imagem da matéria: Itaú passa a permitir compra e venda de Bitcoin e Ethereum para todos os clientes íon

Itaú passa a permitir compra e venda de Bitcoin e Ethereum para todos os clientes íon

Um dos pontos ressaltados pelo Itaú é que o banco oferece custódia própria de criptoativos, em tecnologia desenvolvida internamente
Imagem de Glaidson Acácio dos Santos, mais conhecido como Faraó do Bitcoin

Gilmar Mendes mantém prisão de Glaidson Acácio dos Santos, criador da GAS Consultoria

A defesa do ‘Faraó do Bitcoin’ alegou problemas psiquiátricos e uso de medicamento controlado, além de questionar a jurisdição acerca da competência para os processos