Imagem da matéria: Erro no CoinMarketCap mostra quedas de 70% de Cardano, Dogecoin e outras criptomoedas
Foto: Shutterstock

O trader que abriu a página do CoinMarketCap na manhã desta segunda-feira (14) se assustou com as fortes quedas que pareciam atingir as principais criptomoedas do mercado. 

A desvalorização, no entanto, não era real e sim um erro da plataforma, que é o site mais popular de monitoramento de preços.

Publicidade

A plataforma mostrava uma queda de 69% da Cardano e 70% da Dogecoin, duas criptomoedas que estão em alta de 5% e 3% nas últimas 24 horas, segundo o agregador CoinGecko.

Outros criptoativos que também registravam desvalorizações no site foi o Polkadot (-77%), Bitcoin Cash (-68%), Solana (-53%) e Theta (-61%) e EOS (-75%), entre outros.

CoinMarketCap erro
Bug do CoinMarketCap (Font: CMC)

O erro atingiu também as stablecoins cujos preços são atrelados ao dólar americano e que não sofrem grandes variações. A Tether (USDT), por exemplo, mostrava uma queda de 98% enquanto a BTCB, que rastreia o preço do bitcoin, caia 100%. 

Ao mesmo tempo, as duas criptomoedas líderes do mercado passaram imunes pela falha e mantiveram suas altas reais daquele momento de 11% para o Bitcoin e 6% para o Ethereum.

Publicidade

Além dos preços, o bug também afetou o funcionamento de outras partes da plataforma, como os gráficos do BTC e os dados de volume de negociação das criptomoedas. 

A falsa queda nos preços fez a capitalização de mercado exibida no site cair para US$ 508 bilhões  naquele momento, um número 66% menor do que o valor real de US$ 1,6 trilhões.

Agora a falha parece ter sido resolvida e os preços do CoinMarketCap voltaram ao normal. O que causou esse erro, no entanto, ainda não foi divulgado. 

No Twitter, a equipe do site se limitou a informar que estava enfrentando “dificuldades técnicas” devido a “uma latência nas APIs”, mas que os preços já estavam estabelecidos. Agora a empresa afirma que está trabalhando para recuperar os históricos de preços e que em breve, trará mais informações sobre o caso.

VOCÊ PODE GOSTAR
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

Memecoin da rede Solana com tema GameStop sobe 1.900% e desperta febre do GME

A memecoin GME decolou na segunda-feira (13), entregando retornos consideráveis, superando os das ações da GameStop
Imagem da matéria: Ethereum tem melhor sequência de alta em 3 anos e pode saltar 60% se ETF for aprovado, dizem analistas

Ethereum tem melhor sequência de alta em 3 anos e pode saltar 60% se ETF for aprovado, dizem analistas

Se a SEC aprovar os pedidos de ETF de Ethereum nesta quinta-feira, enviará um sinal positivo que pode levar o ativo a disparar, assim como ocorreu com o Bitcoin em janeiro
Imagem da matéria: Caso Sbaraini: advogado tenta acordo, mas vítimas podem demorar 5 anos para recuperar investimentos

Caso Sbaraini: advogado tenta acordo, mas vítimas podem demorar 5 anos para recuperar investimentos

A Sbaraini, que operava criptomoedas, parou de pagar seus clientes após uma operação da Polícia Federal apontar para um esquema de lavagem de dinheiro dentro da empresa
Presidente do Banco Central Roberto Campos Neto falando diante de um microfone

Presidente do Banco Central se reúne com MB um dia após anunciar agenda da regulação do mercado cripto

O Banco Central divulgou ontem os próximos passos para a regulação do setor cripto e espera concluir o processo até o final de 2024