A largada do Grande Prêmio de Miami da Fórmula Um está prevista para o fim de semana que vem (dia 8 de maio) e, dado o crescente status de Miami como uma “cidade cripto”, não surpreende que tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) estejam envolvidos.
Neste caso, a oferta não é completamente digital — alguns NFTs também vêm com uma parte de um carro verdadeiro da F1.
Nesta quinta-feira (28), a corretora de criptomoedas FTX e a equipe de F1 Mercedes-AMG Petronas anunciaram que vão lançar diversos colecionáveis NFT, tanto para o GP de Miami como para outras corridas ao longo da temporada de 2022. Em setembro de 2021, a FTX e a Mercedes-AMG Petronas já haviam divulgado uma aliança de longo prazo.
A FTX irá lançar mil ingressos NFT de edição limitada e gratuitos para o GP de Miami e outras corridas da temporada. Cada NFT será emitido na blockchain Solana e lançado no mercado FTX NFTs.
Algumas corridas da temporada vão oferecer cerca de 2,5 mil colecionáveis de ingressos NFT gratuitos. Os ingressos NFT gratuitos para cada corrida terão um design exclusivo e a FTX está explorando formas de acrescentar utilidade aos NFTs para beneficiar holders.
Para o evento em Miami, a FTX e a Mercedes-AMG Petronas também se uniu ao artista Mad Dog Jones para lançar 10 artes de edição limitada de obras de arte NFT desenvolvidas no Ethereum e que serão leiloadas.
Duas dessas artes NFT de edição limitada virão com as partes do aerofólio traseiro, usadas durante a corrida, e removidas dos carros da Mercedes, dirigidos por Lewis Hamilton e George Russell, respectivamente. Cada asa terá ambas as obras de Mad Dog Jones, que estarão visíveis na pista de corrida.
União
“Realmente queríamos chegar com tudo em Miami e realmente unir arte, cultura e Fórmula Um”, afirmou Lou Frangella, vice-presidente de parcerias na FTX, ao Decrypt.
Os lucros da venda pela Mercedes-AMG Petronas serão revertidos à Ignite, uma iniciativa de caridade que a equipe cofundou com a fundação Mission44 de Hamilton para promover a diversidade no automobilismo.
Um NFT representa a propriedade sobre um item digital e pode representar coisas, como ilustrações, fotos de perfil, colecionáveis esportivos e mais. O amplo mercado NFT disparou para US$ 25 bilhões em volume negociado em 2021, segundo dados do DappRadar.
A FTX irá liberar os primeiros lances do leilão a partir do dia 6 de maio — dia em que os treinos começam para o GP de Miami — até o dia 13 de maio. A empresa também fará a exibição em uma galeria física de NFTs no evento para que o público possa visualizar as artes pessoalmente — talvez após tê-las visto deslizar sobre a pista.
“Acredito que realmente vai abrir os olhos das pessoas quando você vir esse design no carro, na pista. As pessoas vão virar a cabeça e dizer: ‘O que é aquilo?’”, disse Avi Dabir, vice-presidente de desenvolvimento comercial da FTX. “Gostamos desse elemento chamativo para essa parceria e do fato de que a Mercedes será ousada aqui conosco.”
*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.