Imagem da matéria: Equipe de Joe Biden tem ex-regulador que já defendeu o Bitcoin
Joe Biden, candidato a presidente dos EUA (Foto: Shutterstock)

A equipe de transição do presidente eleito dos EUA, Joe Biden, convocou o professor de economia Gary Gensler, ex-presidente da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities dos EUA (CFTC), para revisões no Fed, reguladores bancários e de valores mobiliários.

A notícia, publicada pela assessoria de Biden e Kamala Harris, animou o setor de criptomoedas porque no passado Gensler já defendeu o Bitcoin em debate sobre regulamentação do setor.

Publicidade

Há cerca de dois anos, numa discussão sobre a regulamentação das criptomoedas, Gensler tratou o assunto com cuidado. Veterano de Wall Street, na época, ele alertou para que não houvesse uma regulamentação ousada e precipitada contra o setor, conforme publicação do Coindesk datada de julho de 2018.

Ele chegou a equiparar o bitcoin ao ouro como uma reserva de valor. “O bitcoin é uma forma moderna de ouro digital”.

Uma atualização recente no site do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) reforça mais ainda a visão de Gensler acerca da criptoeconomia.

Professor na instituição, ele atua como Conselheiro Sênior da Iniciativa de Moeda Digital e conduz pesquisas sobre a tecnologia de blockchain, criptomoedas e fintechs.

Publicidade

Equipe de transição tem 500 colaboradores

Gensler é parte de uma lista de 500 voluntários que vão participar da transição presidencial rumo à Casa Branca. Eles serão responsáveis ​​por orientar a transição da nova administração em departamentos importantes, como CFTC e SEC.

O número de colaboradores na lista reflete “valores e prioridades do novo governo”, disse a equipe de transição, onde Gensler vai trabalhar com mais 13 pessoas na revisão.

Joe Biden derrota Donald Trump

Joe Biden e Kamala Harris só serão oficialmente eleitos presidente e vice-presidente dos EUA em 14 de dezembro. Isso porque o país não tem um órgão oficial exclusivo para os resultados da apuração, como o TRE no Brasil. 

Nos EUA, tradicionalmente o serviço fica por conta de agências de notícias, como a Associated Press e The New York Times.

Publicidade

Até o momento, Biden-Harris têm 279 votos contra 214 de Trump, o suficiente para comemorar a vitória, já que bastavam 270. As apurações ainda não acabaram e estão em jogo 45 votos eleitorais.

Talvez você queira ler
tela de laptopmostra logotipo do site Coindesk

CoinDesk é comprado por exchange do ex-presidente da bolsa de Nova York

O site de notícias cripto pertencia até então ao Digital Currency Group; os valores da negociação desta semana não foram divulgados
Tela de computador que mostra moeda de bitcoin em meio a traços matrix

Investidor que pagou a taxa de Bitcoin mais cara da história revela ter sido vítima de hacker

“Hackers pagaram taxa de 83,5 BTC com meu dinheiro”, denuncia investidor
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

FMI publica manual de CBDC e cobra maior proatividade de países na criação de moedas digitais 

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sugeriu aos países que façam um esforço mais proativo para desenvolver suas CBDCs
Bonequinho em cima de uma pilha de moedas douradas de bitcoin fazendo alusão ao processo de mineração

Censura no Bitcoin? Grande pool de mineração revolta comunidade ao “filtrar” transações suspeitas

Um desenvolvedor do Bitcoin detectou seis transações perdidas de endereços sancionados pelo governo dos EUA