Imagem da matéria: Empresas lançam campanha para arrecadar criptomoedas para Israel
Foto: Shutterstock

À medida que o número de mortos continua a subir e a violência se espalha no confronto em rápida escalada entre Israel e Gaza que eclodiu no sábado, as criptomoedas emergiram como uma ferramenta de captação de recursos em toda a região. 

Na segunda-feira, uma coalizão de executivos cripto de Israel anunciou a criação da Crypto Aid Israel, um fundo projetado para coletar doações em 12 criptomoedas de todo o mundo. Os líderes da indústria planejam distribuir fundos aos israelitas afetados ou deslocados de suas casas por conta da violência que tomou a região no fim de semana.

Publicidade

No sábado, centenas de combatentes palestinos ligados ao grupo militante Hamas, que controla Gaza, atravessaram barricadas que separam o território do Sul de Israel em um ataque surpresa e tentaram assumir vários assentamentos. Cerca de 800 israelitas foram mortos e pelo menos 150 foram feitos reféns pelos militantes, segundo o governo israelita.

Criptos vão para ONGs

A equipe por trás do Crypto Aid Israel diz que enviará doações de criptomoedas para organizações sem fins lucrativos israelenses, que por sua vez ajudarão famílias que fugiram do Sul de Israel para Telavive, a maior cidade de Israel, sem levar alimentos e vestuário.

O grupo de ajuda, que é composto por executivos de empresas de criptoativos Israelenses como a 42studio, a MarketAcross, a Collider Ventures e a CryptoJungle, também diz que esteve em contato com várias agências do governo israelense interessadas em supervisionar o desembolso de fundos captados pelo grupo. 

Kim Bazak, um dos fundadores da iniciativa, disse ao Decrypt que o ímpeto para se concentrar em doações cripto é explorar e aumentar a conscientização especificamente entre a comunidade global da Web3. 

Publicidade

Também em Gaza, os criptoativos emergiram como uma ferramenta popular de captação de recursos desde domingo, quando Israel começou a bombardear o território com centenas de ataques aéreos. Na segunda-feira, o ministro da defesa de Israel pediu um “cerco completo” de Gaza que cortaria toda a eletricidade, comida, água e combustível para a faixa costeira, que abriga cerca de 600 mil pessoas.

Desde o início dos combates, diversas instituições de caridade Árabes listaram endereços de carteiras cripto nas redes sociais para atrair doações para os moradores de Gaza, que até agora levantaram vários milhares de dólares em criptomoedas. Pelo menos 687 palestinos foram mortos e mais de 3.726 ficaram feridos pela campanha de Ataque Aéreo de Israel até agora, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza. 

Ainda existe uma dúvida sobre a rapidez com que esses fundos digitais podem ser convertidos em ajuda tangível, tendo em conta os danos já incorridos na infraestrutura de Gaza. Na segunda-feira, um ataque israelense à empresa de telecomunicações Palestina destruiu a maior parte da internet no território, de acordo com um artigo do The New York Times

Outra questão controversa é quem poderia receber esses fundos se eles fossem distribuídos. O Hamas, que controla Gaza, é oficialmente designado como organização terrorista pelos Estados Unidos e outros governos. De acordo com várias fontes familiarizadas com o assunto, o governo israelense está trabalhando com a empresa de análise on-chain Chainalysis para verificar endereços cripto solicitados em busca de possíveis laços com o Hamas para tentar congelá-los em exchanges cripto, como a Binance.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Evento Digital Horizons reúne representantes de consórcio visando a criação do DREX

Evento Digital Horizons reúne representantes de consórcio visando a criação do DREX

Nesta edição será debatido o impacto do Real Digital (DREX) no mercado financeiro, o andamento dos testes e perspectivas para o futuro
Celular com logotipo da BInance

Filipinas ordenam que Apple e Google removam a Binance de lojas de aplicativos

O regulador filipino acusa a Binance de oferecer títulos não registrados aos investidores e atuar como uma corretora não registrada
Imagem da matéria: BitcoinToYou: E-mails mostram que corretora “emprestava” Bitcoin de clientes sem informá-los

BitcoinToYou: E-mails mostram que corretora “emprestava” Bitcoin de clientes sem informá-los

O processo entre os sócios da empresa levou três anos para ser aberto, indicando que a BitcoinToYou já enfrentava problemas bem antes da crise atual de saques. Processo entre irmãos sócios e volumes “mortos” da BitcoinToYou indicam que a empresa estava com problemas sérios muito antes de travar os saques em abril
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Criador da Binance, CZ é condenado a 4 meses de prisão nos Estados Unidos

Changpeng “CZ” Zhao admitiu ser culpado de não implementar na Binance medidas de prevenção à lavagem de dinheiro