A empresa de auditoria francesa Mazars Group decidiu não trabalhar mais com empresas de criptomoedas e vai abandonar os clientes que tinha até então, incluindo a corretora Binance.
Foi a própria exchange que deu a notícia em um e-mail enviado à Bloomberg nesta sexta-feira (16), que dizia:
“A Mazars indicou que pausará temporariamente seu trabalho com todos os seus clientes cripto globalmente, que incluem Crypto.com, KuCoin e Binance. Infelizmente, isso significa que não poderemos trabalhar com a Mazars no momento”, disse um porta-voz da empresa no comunicado.
A decisão da Mazars, portanto, não afeta apenas a Binance já que as corretoras Crypto.com e Kucoin também dependiam da auditora. A notícia, no entanto, é mais significativa para a maior exchange do mundo, à medida que desconfianças em torno da empresa crescem em ritmo acelerado.
A Mazars foi a empresa que na semana passada garantiu que as reservas de Bitcoin da Binance estavam sobrecolateralizadas, ou seja, que os ativos dos clientes mantidos na corretora estavam respaldados 1:1.
A empresa francesa publicou sua avaliação sobre a prova de reservas da Binance recentemente, no dia 7 de dezembro, relatando uma taxa de garantia de 101% para 575.742 BTC em depósitos líquidos de clientes da Binance em 22 de novembro.
O relatório que traz essas informações, no entanto, foi tirado do ar e já não está mais disponível para leitura, como apontou o Decrypt. A Mazars também garantiu a segurança das reservas da Crypto.com e Kucoin e, da mesma forma, essas páginas já não estão mais no ar.
Essas corretoras internacionais correram atrás de formas de tranquilizar investidores sobre a segurança de seus fundos após a FTX, uma das principais corretoras do setor, travar saques dos clientes num esquema fraudulento que no início da semana levou à prisão de Sam Bankman-Fried.
A garantia dada por uma empresa de auditoria externa, portanto, era uma forma de investidores não precisarem confiar apenas nas palavras dos executivos das corretoras. Até o momento, a equipe da Mazars Group não comentou sobre a decisão de deixar de trabalhar com a Binance.
Enquanto isso, o preço da Binance Coin (BNB) sofre com o clima de tensão que cerca a corretora, caindo 5% no dia, segundo o CoinGecko. Mais cedo, BNB bateu uma mínima no dia de US$ 249, o preço mais baixo registrado pelo token em cinco meses.
Participe da comunidade de criptomoedas que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os principais especialistas do país.