Imagem da matéria: Empresa compra 20 mil máquinas de mineração de Bitcoin para data center no Texas
Foto: Shutterstock

A Argo Blockchain, empresa com sede em Londres, anunciou nesta quinta-feira (30) que irá comprar 20 mil máquinas de minerar criptomoedas para o data center que está construindo no Texas, no Estados Unidos.

Segundo reportagem do portal Coindesk, os novos equipamentos irão quase dobrar a potência computacional da empresa: de 2 exahash para 3.7 exahash. A previsão é que a nova estrutura esteja em pleno funcionamento até o terceiro trimestre de 2022. 

Publicidade

A companhia não revelou o valor do investimento e disse que as novas máquinas serão enviadas para o Texas no segundo trimestre do ano que vem. A empresa comprou as terras no Texas para a operação de mineração em março deste ano.

Texas, o novo polo da mineração de criptomoedas

O estado do Texas está se tornando um novo polo mundial de mineração e atividades com criptomoedas. É lá que foi instalado um terreno de gigawatt, que ocupa 100 acres na cidade de Rockdale. Vídeos postados na página do Facebook de Whinstone mostram que ela fez um progresso significativo, apesar das dificuldades colocadas pela pandemia COVID-19.

De acordo com a empresa dona do local, o data center já está operacional, embora não esteja claro se alguma mineração de bitcoin está ocorrendo lá.

Esses não são os únicos casos de empresas de mineração de Bitcoin focadas no Texas. A fabricante de circuitos Bitmain, uma das maiores empresas de mineração de Bitcoin do mundo, montou operações em uma fábrica abandonada de alumínio da Alcoa em frente à operação de Whinstone. Layer1, um player mais novo apoiado pelo cofundador do PayPal, Peter Thiel, tem uma fábrica no oeste do Texas. Em breve, ela poderá se juntar à mineradora canadense Argo Blockchain, que comprou terras lá.

Publicidade

Governador simpático ao universo cripto

Além disso, em março deste ano, Greg Abbott, governador do Texas, usou o Twitter para se manifestar acerca de um projeto de lei promissor para o mercado de criptomoedas, registrado na Câmara do Senado. Compartilhando uma reportagem sobre o tema, o republicano não poupou elogios ao Bitcoin e disse ser favorável a leis pró-criptomoedas.

“Conte comigo como um defensor da proposta de lei sobre criptomoedas, que estão sendo cada vez mais usadas para transações e se popularizando como investimento”, escreveu Abbott. Como exemplo, o governador citou a Fidelity, que quer lançar seu próprio ETF.

Na reportagem citada por Abbott, publicada pelo Cointelegraph americano, a premissa é se o Texas vai seguir os passos do estado de Wyoming, que há tempos tem se tornado uma região próspera para o Bitcoin e empresas do setor. Além disso, agora o estado também tem uma senadora federal que defende o Bitcoin, Cynthia Lummis.

Sugerindo atraso em ações pró-bitcoin, o republicano escreveu: “O Texas deveria liderar isso, como fizemos com o depósito de ouro”. Ele se referiu ao Texas Bullion Depository, um depósito estadual de ouro e único nos EUA

Publicidade

Projeto de lei no Texas

O projeto de lei em questão (House Bill — HB 4.474), protocolado pelo também republicano Tan Parker, prevê a inclusão das criptomoedas sob as leis de transações de negócios, ou seja, de compra e venda, chamada de Uniform Commercial Code.

Em resumo, o projeto quer reconhecer oficialmente as criptomoedas como moeda de troca, com diz um trecho do documento: “Moeda virtual significa uma representação digital de valor que funciona como meio de troca, unidade de conta, e / ou reserva de valor, protegida pela tecnologia blockchain”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: '101 Perguntas sobre Bitcoin': Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

‘101 Perguntas sobre Bitcoin’: Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

A obra discorre os princípios técnicos da moeda até suas implicações socioeconômicas no contexto atual, de modo a proporcionar um entendimento profundo ao público geral
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas
Ilustração de baleia nadando com moeda de bitcoin em seu interior

Baleia movimenta R$ 321 milhões em Bitcoin pela 1ª vez em uma década

Quando o investidor desconhecido adquiriu os bitcoins em 2013, a cotação do ativo não passava de US$ 120
Imagem da matéria: Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

“Parte técnica você descreve como funciona e acabou. Nas vacas sagradas leva um bom tanto de desconstrução de conceitos”, diz Breno Brito