Em momento histórico, Bitcoin passa por seu terceiro halving às 16h23

Miniaturas de homens em cima de moeda de Bitcoin gigante fazendo medição pela metade

Shutterstock

Após 46 meses desde o último halving, realizado em 9 de julho de 2016, o bitcoin passou por seu terceiro halving. Às 16h23h desta segunda-feira (11), o bloco 630.000 foi minerado pela Antpool, dando início a uma nova fase na criptomoeda.

A partir de agora, a recompensa adquirida por bloco minerado será de 6,25 BTC, metade dos 12,5 BTC obtidos até então. Com isso, o mercado deixa de receber 1800 novos bitcoins por dia para receber apenas 900. A inflação anual do bitcoin passará a 1,8% ao ano.

Publicidade

A alta recente no preço do Bitcoin reflete a forte expectativa dos investidores. No ano, o bitcoin chegou a acumular valorização de 40%, que for perdida nas últimas horas após o preço cair de US$ 10.000 para US$ 8.500. Ainda assim, os ganhos superam 20%.

Em Real, a valorização é ainda mais alta. Como o BTC é cotado em dólar, os brasileiros sofrem a com volatilidade da moeda americana também. Como o dólar disparou, o bitcoin subiu 72% na cotação em real.

O que é o halving

O halving é um evento programado para ocorrer a cada 210 mil blocos minerados da rede do Bitcoin, o que leva aproximadamente 4 anos. 

Esse evento corta a emissão da moeda digital pela metade, criando um choque de oferta (produção) e aumentando a escassez do ativo no mercado. Também garante que as moedas digitais serão emitidas em um ritmo estável, seguindo uma taxa previsível programada em queda.

Publicidade

Em novembro de 2012, quando aconteceu o primeiro Halving, a emissão foi reduzida de 50 BTCs para 25 BTCs a cada 10 minutos (tempo de mineração do bloco). No segundo halving (2016), esse valor caiu para 12,5 BTCs.

O bitcoin tem uma quantidade total limitada de 21 milhões de unidades. Atualmente, cerca de 86% de todos os bitcoins já foram minerados. Agora devem acontecer somente mais 32 eventos desse tipo. O próximo é estimado para 2024; o último, para 2140 – quando será atingida a marca de 21 milhões de unidades cessada a geração de novos bitcoins.

Isso faz parte da política econômica do Bitcoin, que foi projetada para parar a inflação depois que todos os satoshis tiverem sido minerados.