As queixas no Twitter continuam. Jeremy Vaught, usuário criador da conta ‘@Music’, que possui 500 mil seguidores, revelou na quinta-feira (3) que a empresa tomou posse do nome do perfil para usá-lo para seus próprios fins comerciais.
Na ocasião, Vaught compartilhou um print da mensagem recebida da equipe de gerenciamento da ‘X’ — o novo nome do Twitter, informando que o nome da conta, criada por ele há 16 anos, seria substituído, oferecendo opções como “@musicfan”, “@music123,” ou “@musicmusic”.
“O nome de usuário associado à conta @Music estará afiliado à X Corp.”, diz um trecho do e-mail.
Esta não é a primeira vez que a empresa sob o controle do bilionário da tecnologia Elon Musk, usurpou um nome valioso no Twitter. Na semana passada, um fotógrafo de São Francisco chamado Gene X Hwang também teve o nome de usuário tomado pela X de Musk.
“Eles simplesmente tomaram — era meio o que eu pensava que poderia acontecer. Eles enviaram um e-mail dizendo que o nome de usuário é propriedade da ‘X’, essencialmente”, disse ele ao site The Telegraph.
E o e-mail da empresa para Vaught continha o mesmo tom: “Agradecemos sua lealdade e queremos minimizar qualquer inconveniente que isso possa causar. Neste momento, estaremos alterando esse nome de usuário para @musicfan“.
16 years ago, I created @music and have been running it ever since. Just now, Twitter / X just ripped it away.
— Jeremy Vaught (@jeremyvaught) August 3, 2023
Super pissed pic.twitter.com/ctacWKY9js
Vaught, que criou a conta há 16 anos para compartilhar lançamentos de novas músicas e notícias relacionadas a artistas, disse que estava “muito irritado” (ou “furioso”).
“Há 16 anos, criei @music e tenho administrado desde então. Agora mesmo, o Twitter / X simplesmente o arrancou de mim.”
Vaught acrescentou que as alternativas oferecidas já foram tomadas por outras pessoas. “Então, se eu escolher uma delas, estarei sendo cúmplice em roubar mais contas”, disse ele.
A empresa não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do Decrypt.
O Twitter passou por várias mudanças desde que Musk comprou a plataforma no ano passado. Após reduzir drasticamente o quadro de funcionários da empresa e permitir o retorno de usuários controversos que anteriormente estavam banidos, Musk renomeou a plataforma para X.com.
O CEO da Tesla, que é o homem mais rico do mundo, afirmou que deseja transformar a plataforma em um “superaplicativo“, semelhante ao WeChat da China.
“X atenderia às necessidades financeiras das pessoas a tal ponto que, com o tempo, poderia se tornar, não sei, talvez metade do sistema financeiro global”, disse ele no mês passado, em uma entrevista ao podcaster Zuby.
No entanto, nem todos estão felizes com a mudança de marca: o Center for Countering Digital Hate (organização sem fins lucrativos focada no combate ao ódio digital) alega que “o ódio e a desinformação estão se espalhando como fogo no Twitter sob a propriedade de Musk”.
Por conta disso, na última segunda-feira (1), o Twitter processou a organização, acusando-a de fazer alegações falsas.
*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
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