Imagem da matéria: Elon Musk processa ChatGPT e Sam Altman, CEO da OpenAI

Elon Musk entrou com processo judicial contra a OpenAI, criadora do ChatGPT, e o CEO da companhia, Sam Altman, alegando que a empresa e o executivo se desviaram do projeto original de desenvolver uma inteligência artificial sem fins lucrativos e com a meta de beneficiar a humanidade. O processo foi registrado na quinta-feira (29), conforme aponta a agência de notícias Reuters

O dono da Tesla, SpaceX e X (antigo Twitter) foi um dos cofundadores da OpenAI em 2015, mas saiu da instituição em 2018. Musk afirma que na época que foi procurado, o projeto era desenvolver um software de código aberto e sem fins lucrativos. 

Publicidade

Segundo Musk, a OpenAI deixou o desenvolvimento do ChatGPT 4 em “completo segredo” e o novo foco de lucro da empresa fere os acordos judiciais firmados para financiar a companhia.

O ChatGPT 4 se tornou o software de crescimento mais rápido no mundo em seis meses após o seu lançamento, em novembro de 2022. No final de 2023, a companhia chegou a anunciar a saída de Sam Altman, mas uma revolta dos funcionários e pressões do mercado fizeram o conselho da OpenAI voltar atrás e o empresário foi recontratado.

Worldcoin de Sam Altman

O criador da OpenAI também está envolvimento no mercado de criptomoedas: é um dos responsáveis pela criação Worldcoin (WLD), token que ficou entre os cinco com maior valorização em fevereiro.

Worldcoin é um projeto cripto que visa criar um sistema de identificação global para provar a “identidade humana” a fim de combater os bots. Um dispositivo de hardware, o Orb, é usado para escanear a íris dos usuários a fim de fornecer uma “impressão digital” exclusiva, o IrisCode, que é salvo na blockchain do Worldcoin. Isso é então usado para gerar um WorldID vinculado ao usuário.