O CEO da SpaceX, Elon Musk, e o empreendedor Vivek Ramaswamy, vão liderar uma nova iniciativa do governo dos EUA com o objetivo de reduzir o déficit orçamentário federal.
Chamada de Departamento de Eficiência Governamental (D.O.G.E), a iniciativa — que tem uma sigla idêntica ao símbolo da criptomoeda favorita de Musk, Dogecoin — irá “reduzir regulamentações excessivas, cortar gastos desnecessários e reestruturar agências federais”, de acordo com o presidente eleito Donald Trump.
No entanto, alguns detalhes sobre o projeto permanecem obscuros. Aqui está tudo o que sabemos até agora sobre o DOGE.
O que é DOGE?
DOGE é uma futura iniciativa do governo dos EUA sobre a qual Elon Musk tuitou pela primeira vez em agosto.
Embora o projeto inicialmente parecesse uma piada — criado como uma piada e, sem surpresa, aumentando o preço do Dogecoin sempre que mencionado por Musk — Trump deu seu apoio à iniciativa do DOGE de reduzir os gastos do governo, sugerindo que o departamento antes fictício se tornará, na verdade, uma entidade real afiliada ao governo dos EUA.
“Juntos, [Elon Musk e Vivek Ramaswamy] abrirão caminho para que meu governo desmantele a burocracia governamental, corte regulamentações excessivas, corte gastos desnecessários e reestruture agências federais — essenciais para o movimento ‘Salve a América'”, disse Trump em um comunicado.
O projeto ficará ativo até “no máximo 4 de julho de 2026”, disse Trump; esse é o 250º aniversário da Independência dos EUA.
Notavelmente, o DOGE não é um departamento oficial do governo dos EUA no sentido tradicional, pois somente os legisladores — não o presidente — pode aprovar a criação de novos departamentos do governo federal, de acordo com o site do Congresso dos EUA.
Em vez disso, a ideia original de Musk vinculada ao meme existirá “fora” do sistema governamental, disse Trump. Isso significa que o DOGE provavelmente não receberá fundos do governo. Isso também significa que a capacidade do projeto de controlar diretamente os orçamentos das agências governamentais dos EUA será mínima, embora as diretrizes do DOGE possam ser implementadas pelos apoiadores de Trump no Congresso.
Quem vai comandar o DOGE?
Os bilionários Elon Musk e Vivek Ramaswamy vão liderar os trabalhos do Departamento de Eficiência Governamental. Nenhum dos executivos receberá remuneração por isso, de acordo com uma publicação de Musk no Twitter.
Musk, é claro, é o CEO da Tesla e da SpaceX, e o dono do Twitter (também conhecido como X). Ramaswamy é um empreendedor e ex-candidato presidencial republicano, que saiu da corrida durante as primárias e deu seu apoio a Trump.
A iniciativa também contará provisoriamente com uma equipe de “revolucionários de pequeno governo com QI super alto dispostos a trabalhar mais de 80 horas por semana em cortes de custos nada glamurosos”, de acordo com a publicação oficial do departamento. Ainda não se sabe quantos trabalhadores serão contratados para trabalhar no projeto, mas eles não serão remunerados, tuitou Elon Musk.
O bilionário Marc Andreessen, da gigante de capital de risco Andreessen Horowitz, foi recrutado para atuar como “principal agente de rede do DOGE para recrutamento de talentos”, informou o Washington Post, citando uma fonte anônima.
Os colíderes bilionários da iniciativa também se aliaram a vários figurões do Vale do Silício para abordar “desafios técnicos para coletar dados sobre funcionários federais e programa” — um grande problema que a iniciativa visa resolver, de acordo com o mesmo relatório.
Leia Também
Esses conselheiros incluem o cofundador da Palantir, Joe Lonsdale, e o gerente de fundos de hedge Bill Ackman, informou o jornal, citando várias pessoas familiarizadas com o assunto.
O que o DOGE realmente fará?
O mandato do DOGE é agilizar o governo dos EUA emitindo relatórios que forneçam conselhos e orientações sobre como reduzir regulamentações e gastos governamentais, de acordo com Trump.
“Seu dinheiro está sendo desperdiçado, e o Departamento de Eficiência Governamental vai consertar isso. Vamos tirar o governo das suas costas e do seu bolso”, disse Musk em outubro em um comício para Trump no Madison Square Garden, em Nova York.
Na semana passada, Musk e Ramaswamy teriam viajado para Washington DC e Mar-a-Lago, onde entrevistaram “operadores experientes de Washington, especialistas jurídicos e líderes de tecnologia de ponta” para acertar seus planos para a agência, de acordo com o Washington Post, que citou cinco pessoas familiarizadas com o assunto.
No entanto, os líderes bilionários do iminente departamento deram declarações divergentes sobre até que ponto os gastos do governo federal dos EUA deveriam ser cortados.
Musk sugeriu reduzir os gastos federais em US$ 2 trilhões — um terço do orçamento total do governo federal dos EUA. Enquanto isso, Ramaswamy disse que gostaria de cortar até 75% da força de trabalho federal dos EUA, embora o impacto orçamentário de tal corte não esteja claro.
Apesar dessas diferenças, os líderes do DOGE parecem estar alinhados em demitir vários funcionários do governo federal e diversas agências dos EUA, como o Departamento de Educação e o Federal Bureau of Investigation (FBI), para cortar custos, de acordo com comentários públicos recentes de Ramaswamy e Musk.
“A magnitude do desperdício [de fundos do governo] está além do que o público poderia imaginar”, tuitou Musk, referindo-se aos gastos do governo federal dos EUA, que ultrapassaram US$ 6 trilhões em 2023.
O Washington Post informou que Musk e Ramaswamy também planejam lançar um podcast chamado “DOGEcast”, oferecendo atualizações semanais sobre seus esforços.
Por que é chamado DOGE?
A sigla do departamento, DOGE, parece ser uma referência atrevida ao ticker para Dogecoin (DOGE), uma moeda meme de alta capitalização de mercado adorada por Elon Musk. Esse link foi reforçado por uma camiseta oficial vendida por Trump, com ele, Musk, e um cachorro Shiba Inu.
A memecoin, que é famosa por seu mascote Shiba Inu, foi inventada em 2013 por uma dupla de engenheiros de software. Musk disse que possui um “monte” de Dogecoin, e ele tuitou e falou sobre a moeda rotineiramente nos últimos anos. Ele até se autodenominou “Dogefather” em 2021 e mencionou a moeda enquanto apresentava o Saturday Night Live.
O valor da Dogecoin subiu em meio ao apoio de Musk a Trump na campanha eleitoral, e então disparou após a vitória do republicano e em meio ao anúncio oficial da liderança da DOGE. A moeda atingiu um preço mais alto em três anos e também ajudou a estimular o preço de outras notáveis memecoins.
*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.