Elon Musk diz que novo chat do X virá com criptografia “estilo Bitcoin”

Musk afirma que novo recurso de mensagens do X usará criptografia “estilo Bitcoin”, mas especialistas não sabem exatamente o que isso significa
Elon Musk envolto aos logos do X e Twitter

(Shutterstock)

Elon Musk anunciou no domingo (1º) que o X (antigo Twitter) em breve lançará um novo recurso de mensagens chamado XChat, com funcionalidades como conversas criptografadas, mensagens que desaparecem, transferência de arquivos e chamadas de áudio e vídeo.

Mas a publicação gerou confusão após o CEO afirmar que o recurso é “construído em Rust com criptografia (estilo Bitcoin), uma arquitetura totalmente nova”, o que provocou uma série de respostas céticas de desenvolvedores de Bitcoin e especialistas em criptografia.

Publicidade

“Bitcoin nem usa criptografia”, disse o desenvolvedor do Bitcoin Core e CTO da OCEAN, Luke Dashjr, em resposta à publicação de Musk.

Outro nome de destaque, Samson Mow, CEO da JAN3 e da Pixelmatic, fez coro com a crítica, acrescentando: “Bitcoin não é criptografado”.

O Bitcoin utiliza técnicas criptográficas como criptografia de curva elíptica e hashing SHA-256 para geração de chaves e validação de transações — não para confidencialidade de mensagens.

A associação com a linguagem Rust também foi questionada. “Bitcoin foi escrito em C++”, observou Shaw Walters, fundador da Eliza Labs. “Clientes em Rust vieram depois.”

Publicidade

Nenhuma documentação adicional foi fornecida pela plataforma de rede social.

O anúncio de Musk ocorre após uma semana de renovado interesse por suas empresas, depois que ele deixou seu cargo no Departamento de Eficiência Governamental dos EUA.

Na semana passada, outro foguete lançado pela SpaceX explodiu, mas isso não impediu o CEO de continuar delineando sua visão de colonizar Marte e prever o estabelecimento de uma colônia no planeta dentro dos próximos 20 anos.

O X também lançou discretamente uma nova carteira digital, chamada “X Money”, marcando mais um passo na tentativa de Musk de transformar o X em um aplicativo tudo-em-um.

Sua incursão no universo das mensagens criptografadas também ocorre após ele negar publicamente um acordo com o Telegram.

Na semana passada, o CEO do Telegram, Pavel Durov, afirmou que o aplicativo havia fechado uma parceria de um ano com a xAI, empresa de Musk, incluindo um pagamento de US$ 300 milhões e integração entre os apps. Musk respondeu: “Nenhum acordo foi assinado.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.