Moeda de Bitcoin à frente de bandeira de El Salvador
Shutterstock

El Salvador está isentando os investidores estrangeiros do pagamento de impostos sobre seus ganhos com Bitcoin, de acordo com a Agence France-Presse (AFP).

“Se uma pessoa possui ativos em Bitcoin e obtém grandes lucros, não haverá impostos. Obviamente, isso é feito para incentivar o investimento estrangeiro ”, disse à AFP Javier Argueta, consultor jurídico do presidente Nayib Bukele.

Publicidade

“Não haverá impostos a pagar nem sobre o aumento de capital nem sobre a renda”, acrescentou ele.

Aposta de El Salvador no Bitcoin

Na semana passada, El Salvador aceitou formalmente o Bitcoin como moeda legal após meses de espera.

Mas, apesar dos elogios dos entusiastas do Bitcoin, o governo de Bukele foi duramente criticado.

No início deste segundo semestre, o Banco Mundial recusou um pedido de El Salvador para ajudar o país a implementar seu plano de dar curso legal ao Bitcoin. A organização citou preocupações ambientais e de transparência.

“Embora o governo tenha nos procurado para obter assistência em Bitcoin, isso não é algo que o Banco Mundial possa apoiar, dadas as deficiências ambientais e de transparência”, disse um porta-voz do Banco Mundial em julho.

Da mesma forma, o FMI também disse que a adoção do Bitcoin por El Salvador levanta uma série de “questões macroeconômicas, financeiras e jurídicas”. Uma semana antes de El Salvador reconhecer formalmente o Bitcoin como moeda legal, o FMI também tuitou que “criptoativos de emissão privada, como o Bitcoin, apresentam riscos substanciais. Torná-los equivalentes a uma moeda nacional é um atalho desaconselhável. ”

Muitos salvadorenhos também têm tentado se opor ao projeto de Bitcoin de Bukele – tomando as ruas em protesto em ocasiões diferentes. Os moradores disseram ao Decrypt na semana passada que o regime de Bukele intimidou, assediou e silenciou os críticos.

Publicidade

Em uma ocasião, a polícia prendeu um manifestante. “A polícia sequestrou Mario. Ele foi ‘preso’ sem ordem judicial ”, disse um empresário local ao Decrypt na época.

VOCÊ PODE GOSTAR
Anic de Almeida Peixoto Herdy é casada com herdeiro da Unigranrio

Herdeira é sequestrada em Petrópolis e criminosos exigem resgate em Bitcoin

Técnico de informática amigo do casal conversou com sequestradores por entender de criptomoedas e foi preso por suspeita de envolvimento
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Estudo mostra que 61% dos investidores brasileiros não pretendem vender Bitcoin

Pesquisa realizada pela Bitget releva otimismo pós-halving do Bitcoin
moeda de bitcoin ao lado de celular com logo da mt gox

Manhã Cripto: Bitcoin cai após Mt. Gox mover US$ 9 bilhões em BTC

A grande movimentação de Bitcoin pela Mt. Gox é um sinal de que, muito em breve, os investidores lesados pelo hack de 2014 serão ressarcidos
bitcoin brilhando na mão

Semler Scientific investe US$ 40 milhões em Bitcoin e ações disparam 25%

As ações da Semler Scientific subiram 25% após a entidade anunciar a adoção do Bitcoin como principal ativo de reserva do tesouro