Imagem da matéria: El Salvador inicia conferência com 44 países para discutir criptomoedas e inclusão financeira
Delegações de 44 países posam para foto em El Salvador (Imagem: Divulgação/BCR)

O governo de El Salvador começou a receber na segunda-feira (16) representantes de 44 países da África, Ásia e América Latina — 32 bancos centrais e de 12 autoridades financeiras — para debaterem criptomoedas e inclusão financeira na conferência ‘Serviços financeiros digitais e financiamento para PMEs’.

O evento, que vai até a próxima quinta-feira (19), é parte das ações do Banco Central de Reserva (BCR), o banco central de El Salvador, junto à iniciativa global ‘Alliance for Financial Inclusion’ (AFI).

Publicidade

Segundo informações do órgão, o debate se dará com base no quadro atual da economia digital, os desbancarizados e os benefícios que o Bitcoin trouxe a El Salvador — o primeiro país a adotar uma criptomoeda como moeda de curso legal.

Destaque internacional

Na abertura do evento, o presidente do BCR, Douglas Rodríguez, destacou que o trabalho do governo do presidente Nayib Bukele para modernizar o mercado financeiro e incentivar a inclusão financeira dos salvadorenhos está fazendo o país se destacar em uma escala internacional.  

Essas ações incluem a aprovação do Conselho Nacional de Inclusão Financeira e Educação (CNIEF), o lançamento da Política Nacional de Inclusão Financeira, a criação do Escritório de Inovação Financeira e a aprovação da Lei Bitcoin, entre outras medidas. 

Da mesma forma, destacou que os temas que serão abordados nessas reuniões estão alinhados com as prioridades estabelecidas nesta Política que foi apresentada em março de 2021, dada a importância da inclusão financeira para promover o crescimento econômico, reduzir a pobreza e melhorar a qualidade de vida da população. 

Publicidade

Como parte do evento, o BRC e instituições pertencentes ao CNIEF vão apresentar aos membros da AFI algumas das principais iniciativas, incluindo decisões políticas e regulamentos, que estão ajudando mais salvadorenhos a ter acesso a produtos e serviços financeiros.

Entre os bancos centrais participantes estão as entidades do Paraguai, Gana, Egito, além da Superintendência Geral de Finanças Entidades da Costa Rica e a Superintendência da Economia Popular e Solidária do Equador. Vi Twitter, o presidente de El Salvador anunciou alguns dos países presentes ao evento. Ele destacou 40 nações; veja a lista apresentada pelo político:

Bancos centrais: El Salvador; São Tomé e Príncipe; Paraguai; Angola; Gana; Namíbia; Uganda; Guiné; Madagascar; Haiti; Burundi; Essuatíni (antiga Suazilândia); Jordânia; Gâmbia; Ruanda; Lesoto; Libéria; Paquistão; Nigéria; Bangladesh; Armênia; Moçambique; Serra Leoa; Zâmbia; Sudão; Marrocos; Mauritânia; Congo; Malawi.

Autoridades financeiras: Honduras; Maldívias; Kênia; Costa Rica; Equador; Senegal; República Dominicana; Mongolia; Zâmbia;. Palestina. Egito; Essuatíni.

VOCÊ PODE GOSTAR
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

CZ doa R$ 570 mil para vítimas do golpe da LIBRA — e acaba recebendo mais do que doou

O fundador da Binance disse que doaria as criptomoedas adicionais que recebeu para apoiar as vítimas do golpe da Libra, promovida por Milei
ilustração blockchain ethereum

Software mais usado do Ethereum pede atualização urgente para evitar “perdas financeiras”

A atualização do Geth é necessária para evitar potenciais perdas financeiras devido a uma regressão crítica que foi identificada na versão anterior
Imagem da matéria: Criadores da memecoin de Milei são os mesmos por trás do token da Melania Trump, diz análise

Criadores da memecoin de Milei são os mesmos por trás do token da Melania Trump, diz análise

Plataforma de análise Bubblemaps descobriu padrões de carteiras que conectam duas memecoins que causaram milhões em prejuízo a investidores
Imagem da matéria: Tether compra parte da Juventus e token do clube salta 111%

Tether compra parte da Juventus e token do clube salta 111%

Segundo Tether, aquisição representa passo importante no objetivo de integrar o portfólio de investimentos da empresa com o setor esportivo