Imagem da matéria: Economista-Chefe da UBS Compara Bitcoin com a Bolha das Tulipas

O economista-chefe da gigante dos serviços financeiros, UBS, saiu contra o bitcoin e as criptomoedas no Twitter na semana passada.

Em uma série de tweets em 1 e 2 de novembro, o economista-chefe da UBS, Paul Donovan, comparou o bitcoin com a bolha das tulipas de 1637 na Holanda e a hiperinflação da República de Weimar. Suas observações vieram depois que a Bolsa de Chicago revelou sua intenção de listar contrato de futuros de bitcoin no final deste ano.

Publicidade

A oposição mais forte de Donovan ao bitcoin veio da analogia com a bolha das tulipas:

Amsterdam 1636. Começam os mercados de futuros estabelecidos em dinheiro das tulipa. Os preços disparam. Amesterdam, fevereiro de 1637. A bolha da tulipa explode #jaestiveaquiantes

Embora Donovan comparou a bolha do bitcoin com a mania das tulipas, ele afirmou em um tweet que o impacto econômico provavelmente seria diferente. E em um e-mail para a CNBC, ele disse que a ideia de não entregar um produto era “chocante” na época. As pessoas pegaram e negociaram tulipas em tabernas, o que comparou com as exchanges de criptomoedas de hoje.

Enquanto Donovan se opõe às criptomoedas, ele disse que ele era um “grande fã da blockchain” no Twitter. Em outro tweet, ele disse que a UBS pensa na blockchain como uma plataforma que deve continuar a crescer.

Donovan não é o primeiro a comparar os surpreendentes aumentos de preços do bitcoin com a crise da tulipa. O CEO do JP Morgan Chase, Jamie Dimon, chamou a criptomoeda de uma “fraude” em setembro, dizendo que era pior do que a crise das tulipas do século XVII.

Leia Também: Bolha do Bitcoin e a Mania das Tulipas

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração mostra logo da pepecoin PEPE subindo ao céu

Trader transforma R$ 2 mil em R$ 17 milhões graças ao triunfo da Pepecoin (PEPE)

Ao comprar a memecoin após o lançamento, o trader teve um ganho de 7.368x no investimento
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Scarpa x Bigode: Pedras preciosas não valem como garantia em processo contra pirâmide cripto, diz PF

Um laudo das pedras de alexandrita apreendidas da suposta pirâmide Xland foi avaliado por um juiz, que determinou que elas não têm valor significativo
Imagem da matéria: Investidor acende alerta da comunidade ao ser hospitalizado após tentar fazer memecoin viralizar

Investidor acende alerta da comunidade ao ser hospitalizado após tentar fazer memecoin viralizar

O usuário foi atingido por fogos de artifício em uma live de divulgação do seu token
Moeda de Ethereum na frente de gráfico

Ethereum pode surpreender positivamente nos próximos meses, diz Coinbase

Subindo menos que outras criptomoedas em 2024, o Ethereum pode se recuperar e superar seus pares nos próximos meses, avalia a Coinbase