É Louco Acreditar que os Varejistas Ainda Não Aceitam Bitcoin, Diz Executivo da Overstock.com

Imagem da matéria: É Louco Acreditar que os Varejistas Ainda Não Aceitam Bitcoin, Diz Executivo da Overstock.com

Recentemente, como relatado pela CCN, a Morgan Stanley publicou um relatório que mostrou que dos 500 maiores varejistas online, apenas três aceitam bitcoin. O relatório delineou alguns motivos que levaram ao declínio, incluindo um aumento do preço do bitcoin, os problemas de escalabilidade e, de acordo com o banco, a falta de pressão dos usuários para os varejistas começarem a aceitar o bitcoin.

Leia Também: 260 Mil Lojas no Japão Começam a Aceitar Bitcoin

A redução do número de varejistas que aceitam bitcoin desconcertou o executivo da Overstock, Jonathan Johnson, presidente da Medici Ventures, que desempenhou um papel crucial na Overstock aceitando o bitcoin em 2014. Na época, a CCN informou que, nas primeiras 21 horas, o varejista processou US $ 124.000 em ordens com bitcoin.

Publicidade

Falando para o Business Insider, Jonathan afirmou que a Overstock tem tido ao longo dos anos um “aumento modesto no número de transações de bitcoin”, e que, como tal, acredita que é loucura que a maioria dos varejistas ainda não aceite pagamentos com bitcoin.

Uma das razões pelas quais o Morgan Stanley afirmou que está impedindo a adoção de bitcoin são operações dispendiosas. Johnson não vê isso como um ponto válido. Ele afirmou:

O custo de aceitar bitcoin é muito baixo. Na verdade, é mais barato para nós completar uma transação de bitcoin do que é completar uma com cartão de crédito.

Uma vez que o custo de aceitar transações em bitcoin não cai no varejista, de acordo com Johnson, não faz sentido não permitir que os clientes paguem o custo, se estiverem dispostos a fazê-lo.

Outro ponto utilizado para argumentar contra a adoção do bitcoin é a volatilidade dos preços. Os varejistas, como apontado, não querem aceitar uma moeda que, em questão de minutos, tenha fortes oscilações.

Publicidade

Leia Também: Histórico das Top 10 Criptomoedas

Jonathan Johnson opinou que isso não faz sentido, pois é fácil para uma empresa transformar uma criptomoeda em fiat no momento da transação, efetivamente evitando os riscos associados à volatilidade. Johnson até afirmou que, quando a Overstock começou a aceitar bitcoin, manteve 90% dos bitcoins e converteu apenas 10% para fiat. Hoje em dia, o Overstock converte 50%.