Duas corretoras brasileiras de bitcoin fecharam as portas em 2020

Imagem da matéria: Duas corretoras brasileiras de bitcoin fecharam as portas em 2020

(Foto: Shutterstock)

Duas exchanges brasileiras anunciaram que vão encerrar suas atividades: a Latoex, de São Paulo, e a Acesso Bitcoin, de Porto Alegre.

O fechamento da Latoex foi confirmado por Diego Velasques, CEO da Latoex Capital, que era um braço de investimentos da exchange até a separação das duas empresas, em dezembro de 2019. O Portal do Bitcoin ainda tenta contato com os atuais responsáveis pela empresa.

Publicidade

Já o encerramento da Acesso Bitcoin foi confirmado à reportagem pelo cofundador e CPO da corretora, Pedro Nunes. No entanto, ainda não informou os motivos que levaram ao fim das atividades.

Antiga e-juno, a Latoex se definia como “a evolução que você sempre esperou no mercado de criptomoedas”, com as menores taxas do mercado.

Segundo apuração do Portal do Bitcoin, a tecnologia da exchange Latoex teria sido vendida para uma outra empresa. Os bitcoins sob custódia da Latoex já estariam retornando aos seus proprietários.

A Acesso Bitcoin, por sua vez, se definia como um portal de acesso de usuários comuns ao universo das criptomoedas e prometia processos simplificados nas operações.

Publicidade

Latoex Capital e CVM

O encerramento da exchange Latoex não interfere no funcionamento da Latoex Capital, segundo Velasques. Como exemplo, o CEO cita que a empresa é auditada pela empresa BDO, de forma a dar maior transparência ao negócio.

“Infelizmente tem muita pirâmide financeira por aí”, afirma Velasques.

Em dezembro passado a Latoex Capital chegou a ser alvo de um stop order da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que a proibiu de ofertar pacotes de investimentos.

Segundo a autarquia, a LTX Crypto Management, razão social da corretora, não tem autorização para “ofertar títulos ou contratos de investimento coletivo relacionados à aquisição de ativo digital”.

À época, a Latoex Capital informou que iria acatar a determinação da CVM e buscar informações junto à autarquia sobre o que deveria fazer para retomar a oferta pública.

Publicidade

A Latoex Capital se define como “a única gestora de criptoativos que fica exposta no mercado com gestão de portfólios de investimentos em múltiplos criptoativos com retorno indexado em dólar”.