Domínio da Binance em negociação de Bitcoin cai de 81% para 55%, aponta pesquisa

Relatório da Kaiko diz exchanges menores como Bybit e OKX ganharam impulso no mesmo período
bitcoin, trade, investimento

Shutterstock

Em 2023, a Binance enfrentou uma queda de dominância nas negociações de Bitcoin e altcoins à medida que outras exchanges de criptomoedas expandiram seu alcance e os cenários regulatórios evoluíram.

De acordo com um relatório da Kaiko Research publicado na semana passada, o domínio da Binance na negociação de Bitcoin em 2023 caiu de 81,3% para 55,3% (-26%) em 2024, e de altcoins de 58% para 50,5% (-7,5%). Os dados levam em conta apenas negociações feitas fora dos Estados Unidos.

Publicidade

Acerca do Bitcoin, a Kaiko atribui essas mudanças à descontinuação da Binance de sua promoção em grande escala de taxa zero em trades com BTC implementada no ano passado.

Vale lembrar que em agosto do ano passado, negociações à vista (spot) de criptomoedas na Binance já caía pelo 7º mês consecutivo, perdendo mercado à época para as exchanges HTX (antes Huobi), Bybit e DigiFinex.

Volume de negociação de Bitcoin (BTC) das exchanges fora dos EUA (Fonte: Kaiko)
Volume de negociação das 30 maiores altcoins das exchanges fora dos EUA (Fonte: Kaiko)

Exchanges menores, como Bybit e OKX, ganharam impulso à medida que os volumes de comércio se recuperaram, levando a uma menor concentração nos mercados offshore.

No ano passado, comenta o relatório o site Crypto Potato, a participação da Bybit no comércio global de Bitcoin fora dos EUA subiu de 2% para 9,3%, enquanto a participação da OKX subiu de 3% para 7,3%.

Publicidade

Binance e julgamento de CZ nos EUA

Sob nova liderança, a Binance vem enfrentando desafios legais em várias jurisdições, como os EUA, onde Changpeng Zhao se declarou culpado de violação de sanções e combate à lavagem de dinheiro nos EUA.

O julgamento de sua sentença está agendado para esta terça-feira (30). Apesar da tensão, a cofundadora da Binance, Yi He, disse recentemente que Zhao, também conhecido como “CZ”, se encontra em uma “situação positiva”.

Yi He acredita que a situação existente é o resultado ideal, dadas as circunstâncias, diz a publicação.

Vale lembrar que Yi He e Zhao foram parceiros de negócios e também de vida, e eles têm filhos juntos. Em entrevistas, Yi não hesita em dizer que Zhao é “camarada de armas”, ou “parceiro para toda obra”.

Sob o futuro da Binance, agora sob a liderança de Richard Teng, a maior corretora do mundo tem trabalhado para melhorar sua imagem em meio ao escrutínio regulatório dos EUA.

Publicidade

A priori, a Binance já implementou critérios mais rígidos de listagem de tokens e formou um conselho de administração como parte desse esforço.