Dólar digital teria que existir junto com dinheiro físico, diz presidente do Fed

Jerome Powell disse que uma moeda digital do banco central (CBDC) não eliminaria a necessidade de dinheiro físico
dolar

Foto: Shutterstock

O presidente do Banco Central dos EUA, Jerome Powell, indicou hoje que as moedas digitais do banco central (CBDCs), como um potencial “dólar digital”, não substituiriam o dinheiro.

Powell reiterou um ponto levantado em um relatório recente do Banco de Compensações Internacionais para o qual o Fed contribuiu, dizendo: “Um dos três princípios-chave destacados no relatório é que um CBDC precisa coexistir com dinheiro e outros tipos de dinheiro de uma forma flexível e inovadora sistema de pagamento”, relatou a Bloomberg.

Publicidade

Falando em uma conferência de pagamentos em Basel, Suíça, ele acrescentou que o COVID-19 levou os governos a pensar mais profundamente sobre como o dinheiro funciona agora. “A crise da Covid trouxe um foco ainda mais nítido à necessidade de abordar as limitações de nossos acordos atuais para pagamentos internacionais”, disse ele.

CBDCs são diferentes de ativos digitais descentralizados como Bitcoin porque são controlados por uma entidade: um banco central. Como tal, são versões digitais de moedas fiduciárias nativas, como o dólar americano ou o iene japonês. Essas moedas – que ainda não existem, exceto em pilotos ou com funcionalidade limitada – visam trazer velocidade e segurança aos sistemas monetários em todo o mundo.

Os CBDCs têm dois projetos básicos: “varejo” para pagamentos ponto a ponto e “atacado”, destinado aos bancos para comprar e vender ativos financeiros e substituir os sistemas de Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR).

Os bancos centrais e governos estão pesquisando seus benefícios, e alguns países estão mais adiantados do que outros. A China, por exemplo, já está testando um yuan digital, enquanto o Banco da Inglaterra ainda está examinando lentamente essa moeda.

Publicidade

Os comentários de Powell hoje ecoam os do Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, que no ano passado disse que um euro digital poderia ser “um complemento, não um substituto para o dinheiro”. Lagarde acrescentou que tal moeda pode fornecer uma alternativa às moedas digitais privadas e garantir que o dinheiro soberano permaneça no centro dos sistemas de pagamento europeus.

O Fed, por sua vez, está pesquisando stablecoins e examinando o trabalho de outros países em CBDCs, mas não revelou muito sobre a emissão de seu próprio CBDC. Powell disse no mês passado que o Fed está analisando “com muito cuidado” o desenvolvimento de um dólar digital – mas que mais pesquisas são necessárias.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co