Imagem da matéria: Documentário vai mostrar trajetória da cachorra que inspirou a febre por Dogecoin (DOGE)
Kabosu é o focinho por detrás do meme (Foto: Reprodução/Instagram)

Kabosu, a simpática cachorrinha da raça Shiba Inu, inspirou ao longo da última década uma criptomoeda com um valor de mercado atualmente em US$ 11,6 bilhões, uma filosofia de vida e uma peregrinação sagrada ao Japão.

Agora, um grupo de cineastas e participantes da comunidade está trabalhando para celebrar a vida de 17 anos desse verdadeiro mito – e a febre cripto que ela originou – com um longa-metragem.

Publicidade

A Comunidade NFT orientada para a criptomoeda Dogecoin (DOGE)Own the Doge, fez uma parceria com o coletivo de arte e cultura Web3, PleasrDAO — que comprou os direitos da imagem do meme Doge por US$ 4 milhões em Ethereum em 2021 — para produzir um “dogementário”, ainda sem título, que narra a ascensão de Kabosu de filhote abandonada a ícone global.

O filme, atualmente em produção, é dirigido por Jon Lynn e foi financiado pela PleasrDAO e pelos membros da comunidade Own the Doge. Apesar do nicho do projeto e as origens da Dogecoin, no entanto, seus apoiadores esperam posicionar o filme para chegar a uma audiência de massa. 

“Estamos procurando trazer os parceiros certos para tornar este o filme mais selvagem que o mundo já viu”, disse tridog, pseudônimo de um produtor de filmes e um dos principais membros da Own the Doge, ao Decrypt

O filme também é produzido pelo diretor Lynn e pela New Revolution Media. Esse grupo, no entanto, está atualmente cortejando outros apoiadores mais tradicionais e já estabelecidos.

Publicidade

Até agora, de acordo com tridog, o projeto atraiu o apoio de Jim Toth, o ex-agente de talentos de Hollywood, que é produtor e ex-marido da atriz, Reese Witherspoon. Também a bordo, disse ele, estão Arthur Jones — diretor do documentário inspirado em Pepe The Frog “Feels Good Man” — e o produtor de documentários, Evan Rosenfeld.

A equipe criativa por trás do filme está tentando atrair um grande distribuidor de filmes, como as gigantes do streaming Netflix, Hulu ou Amazon Prime Video. 

Tridog aponta que “Planejamos ter uma variedade de parceiros e produtores, tradicionais e criptonativos, a fim de tornar esta a melhor obra de arte que a internet já viu”.

Entretanto, eles ainda não sabem se algum estúdio de cinema tradicional terá o apetite de participar de um projeto sobre criptoativos apoiado por uma rede descentralizada de numerosos produtores, muitos dos quais usam pseudônimos. 

Publicidade

Obstáculo para o Dogementáro

Esse obstáculo é enfrentado não apenas pelos documentaristas de Doge, mas pelos numerosos cineastas que atualmente tentam aproveitar as ferramentas da Web3 para financiar, produzir e distribuir mídia de maneiras inovadoras. 

Embora as DAOs — ou organizações autônomas descentralizadas — possam oferecer mecanismos para angariar de fundos e canais de distribuição únicos, o alcance e o impacto oferecidos pelos estúdios cinematográficos estabelecidos podem ser difíceis, senão impossíveis de replicar.

Esses estúdios ainda não abraçaram os projetos cinematográficos criados por DAOs de uma forma importante e impactante.

Os proponentes de projetos de filmes nativos da Web3, por sua vez, acreditam que podem oferecer aos estúdios um trunfo que essas empresas estão lutando para encontrar em qualquer outro lugar: público embutido e apaixonado com participação no sucesso de um projeto. 

E a paixão, sem dúvida, é uma coisa que não falta à comunidade Doge.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Joe Biden promete vetar resolução que visa frear política anticripto da SEC

Joe Biden promete vetar resolução que visa frear política anticripto da SEC

A Casa Branca disse que vetaria uma resolução aprovada hoje pela Câmara dos EUA “para impedir a tomada de poder regulatório da SEC”
Imagem da matéria: CEO da Grayscale deixa cargo: "Momento certo para transição"

CEO da Grayscale deixa cargo: “Momento certo para transição”

A Grayscale, uma das maiores gestoras de criptomoedas do mundo, anunciou que Michael Sonnenshein está deixando o cargo de CEO
HANDS, memecoin, mãos, rug pull,

Criador de memecoin disse que não tinha mãos, então não conseguiria “puxar o tapete” — ele mentiu

“NoHandsNoRug”, o criador da memecoin HANDS, disse que não aplicaria um rug pull. Adivinha o que aconteceu em seguida?
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto