Imagem da matéria: Doações em Bitcoin e Ethereum em Mesquita de Londres Superam as Contribuições em Dinheiro Durante Ramadã
(Foto: Shutterstock)

A mesquita turca de Dalston, em Londres, coletou doações no valor aproximado de 14 mil libras em criptomoedas, cerca de 70 mil reais, durante o Ramadã, que encerrou-se em 14 de junho.

De acordo com o site britânico iNews, a arrecadação foi quatro vezes maior do que as doações recebidas em dinheiro, que foram 3.460 libras, aproximadamente 17 mil reais.

Publicidade

De um total de 24 doações em bitcoin e ethereum, um só indivíduo doou 5.200 libras (cerca de 27 mil reais) durante o período de jejum muçulmano.

Ramadã é o nome do nono mês do calendário islâmico, momento em que os muçulmanos celebram a revelação do Corão, o livro sagrado do Islã, ao profeta Maomé.

O presidente da mesquita, Erkin Guney, disse ter ficado muito entusiasmado com o sucesso da iniciativa que foi divulgada há dois meses. Ele também ressaltou que houve muito ceticismo inicialmente.

“Ficamos surpresos quando as doações começaram a fluir. Nós recebemos quatro vezes mais em doações de criptomoedas do que em dinheiro de nossos adoradores durante o Ramadã, e ainda estamos recebendo. É incrível!”, disse Guney ao iNews.

Publicidade

Existem dois tipos de doações na mesquita de Guney, o ‘Sadaqah’, que são as doações voluntárias, e o ‘Zakat’, que é obrigatório para todos os muçulmanos mais afortunados. Eles doam 2,5% de tudo que conquistaram durante o ano. O valores arrecadados são usados na caridade aos mais necessitados da sociedade.

Guney disse que a ideia de aceitar criptomoedas surgiu quando Gurmit Singh, o fundador da Combo Innovation, sugeriu que seria benéfico para a mesquita receber tais doações, já que muitos muçulmanos usavam criptoativos de qualquer forma.

A Combo Innovation e a mesquita criaram, então, as carteiras de Bitcoin e Ethereum. Eles também realizaram uma campanha em seu site para que doações Sadaqah e Zakat fossem feitas em criptomoedas.

O que se tornou mais cômodo ainda, foi que doadores detentores de criptomoedas não tiveram o incômodo de ter que realizar conversão dos criptoativos para libras ou dólares antes de doar, como fizeram aqueles que doaram em dinheiro.

Publicidade

Outro ponto positivo —  e estratégico, é que a mesquita também viu uma oportunidade de receber doações de todo o mundo e instantaneamente, o que é possível com a nova tecnologia.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Michaël van de Poppe em vídeo no Youtube

“É hora de investir em altcoins como Ethereum além do Bitcoin”, diz Michaël van de Poppe

Citando o Ethereum com uma das opções, o analista diz que o mercado de altcoins já passou por correção e que a tendência agora é de alta
Imagem da matéria: Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

“Parte técnica você descreve como funciona e acabou. Nas vacas sagradas leva um bom tanto de desconstrução de conceitos”, diz Breno Brito
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin e Ethereum abrem em queda e BlackRock supera Grayscale em número de BTC sob custódia

Manhã Cripto: Bitcoin e Ethereum abrem em queda e BlackRock supera Grayscale em número de BTC sob custódia

ETF de Bitcoin da BlackRock agora detém mais BTC do que sua rival, a tradicional Grayscale Bitcoin Trust
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

ETFs de Bitcoin à vista já controlam mais de 1 milhão de BTC

Mais da metade dos US$ 70,5 bilhões em fundos está praticamente dividida entre Grayscale e BlackRock