Moedas de Bitcoin diante de bandeira da França
Shutterstock

Segundo registros feitos pelo regulador financeiro Francês, a Autorité des Marchés Financiers (AMF) — equivalente à Comissão de Valores Mobiliários no Brasil —, a SG Forge, a subsidiária cripto do banco foi registrada no final de setembro para três atividades relacionadas com a negociação de criptomoedas

Os fornecedores de serviços cripto devem se registrar com a AMF na França antes de poderem oferecer soluções financeiras como custódia de criptoativos ou operação de uma plataforma de negociação. No caso, o registro da SG Forge abrange a custódia, compra, venda e troca de ativos digitais. Mas ela ainda precisa se registrar para operar uma plataforma de negociação.

Publicidade

O Société Générale, que é o terceiro maior banco credor da França por valor de mercado, não respondeu a um pedido de comentários da reportagem até o momento da publicação.

A SG Forge teve início em 2018 como uma das 60 startups criadas dentro do Société Générale. Desde então, assumiu a liderança nos projetos de blockchain do banco, em parceria com a Tezos e a ConsenSys por suas experiências com a criação de uma moeda digital do Banco Central Francês (CBDC).

Mais recentemente, a SG Forge anunciou uma parceria com a especialista em custódia Suíça Metaco, para se concentrar no crescimento de sua oferta de tokens de segurança. A SG Forge foi arquiteta do título digital de € 100 milhões (US$ 97,5 milhões) do Banco Europeu de investimento, emitido em 2021.

França ‘pró-cripto’

Ao adicionar seu nome à lista de fornecedores de ativos digitais na França, a SG Forge se junta a empresas como Binance, Bitpanda e Crypto.com.

Publicidade

Figuras da indústria elogiaram a abordagem “pró-cripto” da França, que viu Paris se tornar um centro para empresas de blockchain na Europa. Tanto a Binance como a Crypto.com investiram pesadamente na capital.

O Société Générale, com mais de 150 anos, não é o único banco tradicional francês a participar no setor. Em julho, o maior grupo bancário do país, o BNP Paribas, também anunciou uma parceria deles com a Metaco para integrar a Harmonize, uma plataforma em sua própria infraestrutura.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin sobe 2% com avanço das negociações comerciais entre EUA e China

Bitcoin sobe 2% com avanço das negociações comerciais entre EUA e China

Altcoins como Hyperliquid registram altas superiores a 7% nesta tarde
fachada do JP Morgan

JP Morgan registra a marca JPMD: Seria uma stablecoin?

O banco de investimento americano JP Morgan Chase entrou com um pedido de marca registrada para uma oferta baseada em blockchain chamada JPMD
bandeira do Brasil formada por códigos de computador

Governo brasileiro vai contratar serviço de rastreio de criptomoedas

A contratação do software valerá por 36 meses, com direito a suporte técnico e treinamento prático de uso
Imagem da matéria: Vazamento massivo de dados atinge bilhões de contas do Google e Facebook

Vazamento massivo de dados atinge bilhões de contas do Google e Facebook

Uma violação de dados que inclui mais de 16 bilhões de senhas causou um alvoroço no mundo da tecnologia, enquanto os usuários correm para se proteger