Apesar do preço do bitcoin estar caindo desde o início do ano, o poder de mineração subiu até final de agostou e chegou a 60 milhões de TH/s
A maior queda na dificuldade de mineração aconteceu em novembro de 2011 (Foto: Shutterstock)

A queda no preço do Bitcoin começou a surtir efeito. A dificuldade de mineração da criptomoeda teve sua segunda queda consecutiva e a segunda maior da história.

Apesar do preço do bitcoin estar caindo desde o início do ano, o poder de mineração subiu até final de agostou e chegou a 60 milhões de TH/s. Desde novembro, no entanto, começou a cair. Alinhado à queda no preço da criptomoeda, mineradores começaram a desligar suas máquinas pois mantê-las ligadas significava aumentar o prejuízo.

Publicidade

Como consequência da queda no poder de mineração, a dificuldade da rede é ajustada para baixo, tornando-se “mais fácil” minerar.

Resumindo, os mineradores produzem blocos de Bitcoin. Quando o hashrate aumenta, os blocos são encontrados mais rapidamente e vice-versa. Para manter um tempo de bloco constante de aproximadamente 10 minutos, o ativo digital ajusta automaticamente a dificuldade em intervalos de aproximadamente 14 dias.

Como o hashrate vem em forte crescimento desde o inicio do BTC, principalmente pelo crescimento da base de investidores como também pela melhora da tecnologia das máquinas de mineração, a dificuldade caiu poucas vezes.

Gráfico do Hash Rate do Bitcoin x Dificuldade (Fonte: https://bitcoinwisdom.com/bitcoin/difficulty)

No entanto, quase um ano depois de um mercado em baixa, que viu o preço do bitcoin cair mais de US$ 16.000 em relação ao seu recorde histórico, isso não é mais tanta verdade.

Publicidade

De acordo com dados apresentados em um tweet pelo analista-chefe da XDEX, Fernando Ulrich, a queda atual, de 15,1%, foi a segunda maior queda de dificuldade na história de uma década da primeira criptomoeda e a maior desde 1º de novembro de 2011, quando a dificuldade caiu 18%.

O ajuste de dificuldade de hoje marcou a segunda queda consecutiva, com a dificuldade caindo em 7,3% em 18 de novembro.

Na prática, com a queda da dificuldade de mineração, os mineradores sobreviventes lucrariam mais. Resta saber se a mineração ficará viável com a dificuldade atual ou se ainda irá cair mais.

Mineração de Bitcoin


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin em cima de nota de 50 rublos

China e Rússia liquidam transações de energia em Bitcoin, diz VanEck

“Esses são os primeiros sinais de que o Bitcoin está evoluindo de um ativo especulativo para uma ferramenta monetária funcional”
hacker no computador com logo do bitcoin

Ataques de “envenenamento de endereços” de Bitcoin aumentam, alerta analista

Fundador e CTO da Casa, Lopp analisou a blockchain do Bitcoin e identificou 48.000 possíveis ataques de envenenamento de endereço desde 2023
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin valoriza 6% após pausa nas tarifas de Trump acalmar mercado

Manhã Cripto: Bitcoin valoriza 6% após pausa nas tarifas de Trump acalmar mercado

Os principais índices acionários também registraram os maiores ganhos diários desde a crise de 2008
Imagem da matéria: Influenciador Felca diz ter todo seu patrimônio em Bitcoin (ou não)

Influenciador Felca diz ter todo seu patrimônio em Bitcoin (ou não)

Durante podcast com apresentadores do Flow, Felca afirma que tem todo patrimônio em Bitcoin, mas o toque de um telefone faz sua ideia mudar