Minerador cansado
Shutterstock

A concorrência entre mineradores de Bitcoin atingiu um novo recorde nesta segunda-feira (24), com a dificuldade de mineração da rede dando um salto de 3,4% e atingindo um novo recorde histórico de 36,835 T (trilhões de hashes), segundo dados do portal BTC.com .

Embora esse último aumento não seja tão significativo como o ajuste anterior de quase 14% no início deste mês, significa que há ainda mais pressão sobre os mineradores, que precisam usar recursos adicionais a fim de realizar a mesma quantidade de trabalho.

Publicidade

A dificuldade de mineração mede o poder computacional necessário para validar as transações de Bitcoin e, consequentemente, o quão difícil é encontrar novos blocos e ganhar recompensas.

A dificuldade da rede ajusta-se aproximadamente de duas em duas semanas para refletir o nível de concorrência entre os mineradores. Uma menor dificuldade de mineração indica menos concorrência e vice-versa.

Ao mesmo tempo, a taxa de hash média do Bitcoin, ou o poder computacional que a rede está usando para processar transações, está atualmente em 263 EH/S, acima dos 258 EH/S no dia anterior, o que significa que mais máquinas estão sendo conectadas.

Aumenta concorrência entre mineradores de Bitcoin

Esse último aumento de dificuldade de mineração de Bitcoin ocorre bem quando a principal criptomoeda continua tentando se manter ligeiramente acima dos US$ 19 mil.

Publicidade

Enquanto esta reportagem é escrita, o Bitcoin está sendo transacionado a US$ 19.314,00, um aumento de 0,2% ao longo do dia e 0,7% na última semana.

Isso significa mais dificuldades para os mineradores: eles precisam vender mais Bitcoin do que realmente ganham para compensar os lucros cada vez menores.

De acordo com um recente relatório da IntoTheBlock, a quantidade de Bitcoin mantida em reserva pelas empresas de mineração caiu este mês para 1,91 milhão de BTC— baixas incríveis não vistas desde fevereiro de 2010, quando a rede tinha pouco mais de um ano.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Aprenda a ganhar dinheiro com Cripto: Você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga aqui!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: El Salvador lança site de Bitcoin e revela quantas criptomoedas possui hoje; confira

El Salvador lança site de Bitcoin e revela quantas criptomoedas possui hoje; confira

Segundo os dados do mempool, El Salvador comprou 30 bitcoins no último mês
criptomoedas, criptoativos, regulação, Brasil, projeto de lei

Banco Central anuncia próximos passos da regulamentação do mercado cripto no Brasil

Sem definir datas, BC diz que irá fazer mais uma consulta pública no segundo semestre e um planejamento interno sobre stablecoins
Imagem da matéria: Investidores aproveitam queda do Bitcoin para acumular ainda mais moedas

Investidores aproveitam queda do Bitcoin para acumular ainda mais moedas

As baleias de Bitcoin compraram avidamente a última queda; investidores de longo prazo agora aguardam a próxima alta para realizar lucros
Imagem da matéria: BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

Blockchain deve chegar com casos de uso: diploma digital pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e uma cadeia de custódia de provas