Sarah Knafo, legisladora francesa que faz parte de um grupo político de extrema direita chamado Reconquête! (Reconquista), quer que o bloco copie a promessa de campanha do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, criando uma reserva estratégica de Bitcoin.
Falando em Bruxelas, ela declarou que “é hora de proteger nosso povo da inflação e das más escolhas econômicas de nossos estados”. Ela então repetiu seus comentários, conforme vídeo publicado em redes sociais.
Knafo também alertou que as esperanças do Banco Central Europeu de lançar uma CBDC poderiam levar a um “mundo distópico”, onde as transações seriam controladas e os cidadãos seriam desbancarizados por comentários controversos nas redes sociais.
“É hora de apostar na liberdade”, disse Knafo.
Seu discurso acontece em um momento em que as atitudes dos EUA em relação ao Bitcoin passam por grandes mudanças, com anos de ceticismo e incerteza regulatória chegando ao fim.
Leia também: Veja todas as promessas que Trump fez sobre Bitcoin e criptomoedas
Reserva estratégica de Bitcoin
Trump revelou planos para criar uma reserva estratégica de Bitcoin, o que significa que US$ 20 bilhões em BTC apreendidos por criminosos seriam preservados como um investimento para o povo americano.
Alguns na comunidade de criptomoedas querem que o presidente eleito vá ainda mais longe e ordene que os EUA comprem Bitcoin para esse estoque.
O cofundador da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, previu recentemente que essa política radical seria imitada em todo o mundo.
“Isso também tem um efeito cascata em outros países do mundo. Se os EUA estão fazendo isso, então todos os outros países terão que fazer isso”, disse CZ em uma conferência na semana passada.
É improvável que os apelos de Knafo por uma reserva estratégica de Bitcoin na Europa ganhem muita força — pelo menos por enquanto. Seu partido político responde por cinco das 81 cadeiras francesas no parlamento europeu.
E vale a pena notar que um euro digital também pode não se materializar. Enquanto o BCE está atualmente em uma “fase de preparação” para tal CBDC, autoridades dizem que uma decisão concreta sobre o lançamento só será tomada no ano que vem.
Os céticos temem que esses ativos digitais possam um dia ser usados para espionar consumidores e promover políticas governamentais, como limitar compras de álcool, carne e voos para o exterior, por exemplo.
Isso apesar do BCE enfatizar que sua CBDC seria projetada para “oferecer aos usuários um nível de privacidade semelhante ao do dinheiro em espécie para pagamentos em lojas físicas e entre indivíduos”.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.