Imagem da matéria: Dencun: Devs definem data da próxima grande atualização do Ethereum
Foto: Shutterstock

Dencun está chegando. E, como resultado, o Ethereum ficará muito mais barato, de acordo com seus desenvolvedores.

Um post de blog publicado ontem pela Fundação Ethereum confirmou que as duas próximas etapas da tão esperada atualização, que será sua implementação nas redes de teste Sepolia e Holesky, devem ser concluídas no início do próximo mês.

Publicidade

Isso significa que a atualização deverá estar disponível na rede principal do Ethereum até março.

“Supondo que as atualizações na Sepolia e Holesky corram bem, a Dencun será programada na rede principal do Ethereum em seguida”, diz a postagem, acrescentando que o teste na Sepolia deve ocorrer em 30 de janeiro, enquanto na Holesky será concluído em 7 de fevereiro.

Essas etapas incrementais estão entre as últimas necessárias para tornar o Ethereum mais rápido e mais barato, prometem os desenvolvedores.

Ethereum, a blockchain por trás da segunda maior criptomoeda em valor de mercado, ETH, tem uma rede notoriamente entupida.

Com isso, é difícil — e caro — para as pessoas que desejam usá-la criar aplicativos ou enviar fundos.

Mas as pessoas que trabalham por trás da tecnologia dizem que a última atualização resolverá o problema de escalabilidade da rede.

Uma das principais melhorias da atualização em questão será a introdução de proto-danksharding através da proposta EIP-4844. Com esse novo recurso, a rede será capaz de lidar com mais de 100 mil transações por segundo de forma econômica.

Isso será feito tornando as soluções de segunda camada do Ethereum, como o Optimism, muito mais baratas, dizem os desenvolvedores.

Publicidade

As soluções de segunda camada no Ethereum são responsáveis pela maior parte da atividade da rede, segundo um relatório da empresa de inteligência de mercado Messari divulgado em outubro. Elas correm paralelamente à rede principal, de modo que as transações podem ser rapidamente contornadas pela blockchain do Ethereum.

O Ethereum está constantemente melhorando. Mais notavelmente, em 2022, a rede migrou do sistema de consenso proof-of-work (PoW) para o proof-of-stake (PoS) em uma atualização muito divulgada, a “fusão” (the merge).

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

You May Also Like
Augusto Backes em vídeo no YouTube

Augusto Backes é vítima de ataque phishing e perde R$ 1 milhão em criptomoedas

O influencer acessou um email “muito bem feito” que dizia ser do projeto Blast
Smartphone mostra logotipo da Binance à frente de tela de negociação

Binance vai listar seis novos pares com stablecoins, incluindo Pepe

A criptomoeda meme PEPE acumula uma valorização de 400% nos últimos sete dias
DAO, AssangeDAO, organização autônoma descentralizada, ethereum, Julian Assange, EUA

Token pró-liberdade do fundador do Wikileaks, Julian Assange, dispara de preço em meio a julgamento

A alta ocorre em meio ao julgamento de um recurso proposto pela defesa do ativista para que ele não seja extraditado do Reino Unido para os EUA
Ronaldinho Gaúcho de boina e camisa preta e óculos escuros na Câmara dos Deputados durante sessão da CPI das Pirâmides Financeiras

Justiça absolve Ronaldinho Gaúcho em processo contra a 18K e condena sócios

Os responsáveis pela 18K Ronaldinho, Rhafael de Oliveira e Marcelo Marcelino, terão que devolver R$ 14,4 mil à vítima do golpe