A decisão do presidente Joe Biden de se afastar criou uma oportunidade para o Partido Democrata recuperar os votos cripto antes da eleição de novembro, disseram especialistas e observadores no domingo (21).
Vozes dentro da comunidade cripto, incluindo Jake Chervinsky e o grupo de políticas CIFonX, argumentam que os democratas poderiam capitalizar o momento mudando sua posição sobre a política de criptomoedas e blockchain.
Biden anunciou no domingo sua intenção de desistir da corrida presidencial dos EUA, tentando convencer os eleitores a voltarem ao partido após os apelos feitos este ano para que ele se retirasse devido a preocupações com sua idade.
Embora Biden termine seu mandato presidencial, ele apoiou a vice-presidente Kamala Harris como a próxima possível candidata do Partido Democrata.
Chervinsky, diretor jurídico da empresa de capital de risco focada em cripto Variant Fund, destacou o potencial dos criptoativos para desempenhar um papel importante nas próximas eleições.
Chervinsky também apontou para a abordagem do governo Biden, muitas vezes marcada pelas rigorosas políticas de aplicação da SEC sob a liderança do presidente Gary Gensler.
“Durante anos, o governo Biden tem sido extremamente hostil em relação às criptomoedas, recusando-se a elaborar regulamentações razoáveis adaptadas à tecnologia e, em vez disso, tentando destruir o setor por meio de uma campanha de regulamentação por meio da aplicação da lei”, Chervinsky postou no domingo.
Ele ressaltou que pesquisas recentes em estados decisivos mostram que um em cada cinco eleitores registrados considera as criptomoedas uma questão importante, com quase metade expressando desconfiança em relação a candidatos que interferem no setor.
Ele enfatizou que isso criou uma vulnerabilidade que o ex-presidente Donald Trump foi rápido em explorar.
Trump cortejou agressivamente os votos cripto, prometendo acabar com o que ele chama de “guerra de Joe Biden contra as criptomoedas”. Seus esforços repercutiram, atraindo muitos apoiadores de cripto e novos doadores para o campo republicano.
A postura de Trump contrasta fortemente com o atual governo, que tem enfrentado críticas por seu suposto antagonismo em relação aos ativos digitais.
O CIFonX ecoou os sentimentos de Chervinsky, afirmando que a saída de Biden representa uma chance para os democratas reformularem sua política cripto, de acordo com reportagem da jornalista da Fox Business, Eleanor Terrett.
“Embora o secretário Gensler e a senadora Warren possam ter orientado mal a política da Casa Branca no passado, este é o momento de apresentar uma nova visão para a inovação norte-americana que mantenha os empregos de inovação nos Estados Unidos, garanta a competitividade global em ativos digitais e anuncie uma nova era de inclusão financeira e prosperidade”, informou o grupo em um post compartilhado por Terrett.
A aparente incapacidade dos Democratas de apresentar uma frente unida em relação à política cripto deixou muitos no setor desamparados, apoiando Trump em sua tentativa de obter os votos cripto.
O ex-presidente apelou para os detentores de criptomoedas na campanha, aceitando doações de criptomoedas em maio, depois de sinalizar que ele agora é “favorável” às criptomoedas em um evento em Mar-a-Lago para os detentores de sua coleção de NFTs, criada na Polygon. No mês passado, Trump apoiou especificamente os mineradores de Bitcoin.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer investir em criptomoedas selecionadas por especialistas de forma 100% automatizada? Conheça a Cesta Inteligente! Você escolhe o portfólio que faz sentido para você, o valor que quer investir e o MB faz as negociações.