Demitido da Rede Globo, tradicional crítico do Bitcoin Samy Dana vai para Jovem Pan

Samy Dana

Samy Dana em uma edição do Pânico do ano passado (Foto: Reprodução/Youtube)

O Pânico, popular programa da Jovem Pan, apresentou como novo contratado da rádio o ex-comentarista de economia da Rede Globo Samy Dana. Ele irá fazer previsões de jogos, falar sobre educação financeira e comentar em diversos programas.

Durante o ‘debut’, exibido na terça-feira (17), o economista criticou o bitcoin e tachou a atividade de ‘day trading’ de palhaçada.

Publicidade

Crítico de longa data das criptomoedas, Dana não faz mais parte da equipe da Rede Globo desde julho onde lá fazia análises econômicas em diversos espaços da programação, como Jornal da Globo, SPTV e GloboNews.

Durante a conversa com o novo colega de trabalho, o Pânico discutiu vários assuntos — a maioria com a irreverência típica do programa.

Dana contou um pouco de sua carreira desde a época da faculdade, passando pelas atividades de docente, blogueiro e colunista até chegar à TV.

Quando a assunto foi economia e negócios, Dana foi questionado pelo apresentador do Pânico, Emílio Surita, sobre o porquê de as pessoas gostarem tanto de ganhos fáceis, Dana respondeu:

Publicidade

“Por que é um atalho, né. Se você ver, os livros mais vendidos é ‘como ficar milionário’. Ninguém quer trabalhar, ficar uma vida estudando ou se dedicando a uma profissão”.

Ele citou então o bitcoin.

“Sobre bitcoin, eu acredito na tecnologia. Então pensa: suponha que você estudou pra ser dentista. Você ficou vários anos na faculdade, fez experiência… Por que raios que fazendo um negócio que você não tem a menor ideia, que é o bitcoin, você vai ficar rico?”.

Dana disse que uma pessoa que tem um negócio muito bom não vai dividir com ninguém. “Não passa a senha”, interrompeu Daniel Zukerman durante o comentário. “Se o cara quer deixar você rico, não existe isso”, concluiu o novo contratado da Jovem Pan.

Ex-Rede Globo critica traders

Zukerman, que é parte da equipe do Pânico, perguntou se o que fazem os day traders não seria uma palhaçada. Dana concordou.

Publicidade

Para explicar, ele citou um estudo de uns colegas da FGV (Fundação Getúlio Vargas) sobre o assunto. Segundo Dana, eles pegaram todos os dados da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e ‘mediram’ todos os days trading.

“Sabe que eles acharam? Que é muito raro o cara ganhar mais que o motorista do Uber”, disse o economista.

“Quem ganha dinheiro é o cara que vende o cursinho do day trading”, disse, concluindo que isso é fruto da falta de informação da ganâncias das pessoas.

Samy Dana - Pânico - 17/09/19

Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br