Imagem da matéria: "Dê seus Bitcoins para os pobres", pede economista ao presidente de El Salvador
Nayib Bukele, o presidente de El Salvador: (Divulgação/Flickr)

Um economista sugeriu que o presidente de El Salvador, evangelista do Bitcoin (BTC), deveria usar o investimento em criptomoedas para ajudar os pobres do país.

Falando ao jornal El Diario de Hoy, o professor da Universidade UCA El Salvador, Rafael Lemus, disse que as compras de Bitcoin do presidente Nayib Bukele não produziram nenhum benefício para o país e deveriam ser melhor aproveitadas.

Publicidade

O presidente Bukele – que se tornou o líder de El Salvador em 2019 – tornou o Bitcoin moeda de curso legal no pequeno país da América Central em 2021. Ele também comprou muitas criptomoedas, mas seu governo não revela informações sobre o investimento.

“Assim como ele gastou milhões de dólares em Bitcoin, por que não desfazer esse investimento, recuperar o que puder e alocá-lo para as famílias mais pobres”, disse o professor, referindo-se à onda de compras do líder.

Ele acrescentou que tal medida evitaria que as famílias mais pobres do país “caíssem na pobreza extrema” devido à inflação.

De acordo com dados do site Nayib Tracker, o presidente investiu mais de US$ 113 milhões de dinheiro público em Bitcoin, mas atualmente está com perdas não realizadas de 34% no investimento.

Publicidade

El Salvador é uma das nações mais pobres das Américas. Anteriormente, sofria de violência endêmica de gangues, mas a taxa de homicídios – que já foi uma das mais altas do mundo – caiu drasticamente sob o governo de Bukele.

Apesar do presidente ser muito popular em El Salvador – e na América Latina como um todo, segundo as pesquisas – a aposta de Bukele no Bitcoin foi criticada por várias pessoas e instituições.

O Banco Mundial e o FMI rejeitaram a ideia e, até agora, poucos salvadorenhos usam de fato a criptomoeda para compras diárias.

A Lei Bitcoin de El Salvador exige que as empresas do país aceitem a criptomoeda se tiverem os meios tecnológicos para fazê-lo. Os cidadãos também foram incentivados a usá-lo.

Publicidade

Mas quando Decrypt visitou o país em 2021, poucos comerciantes, exceto grandes empresas como McDonald’s ou Starbucks, estavam interessados no ativo.

VOCÊ PODE GOSTAR
Jamie DImon, CEO do JP Morgan

Crítico do Bitcoin, CEO do JP Morgan é cotado por Trump para assumir Tesouro dos EUA

Dimon poderia ser o Secretário do Tesouro ideal, de acordo com o candidato presidencial republicano Donald Trump
Fachada da Braiscompany em Campina Grande PB- Portal do Bitcoin

Justiça irá leiloar imóveis de operador financeiro da pirâmide Braiscompany

Imóveis são de  Joel Ferreira de Souza, que segundo o MPF auxiliava a Braiscompany a trocar criptomoedas por dinheiro fiduciário
Imagem da matéria: Projeto irá ensinar blockchain e criptomoedas para povo indígena Paiter-Suruí

Projeto irá ensinar blockchain e criptomoedas para povo indígena Paiter-Suruí

Um projeto na Aldeia Gamir, na Floresta Amazônica, tem como objetivo promover a alfabetização digital de indígenas da etnia Paiter-Suruí
Imagem da matéria: Grayscale lança fundo para oferecer exposição  a protocolos que conectam blockchain e IA

Grayscale lança fundo para oferecer exposição a protocolos que conectam blockchain e IA

“Os protocolos de IA baseados em blockchain incorporam descentralização, acessibilidade e transparência”, diz Grayscale