CZ vai deixar o comando da Binance, afirma Forbes e Wall Street Journal

Forbes afirma que CZ irá deixar o comando da maior corretora de criptomoedas do mundo como parte de acordo com governo dos EUA
Imagem da matéria: CZ vai deixar o comando da Binance, afirma Forbes e Wall Street Journal

(Foto: Reprodução/Twitter)

Changpeng “CZ” Zhao vai deixar o posto de CEO da Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo. As informações são da Forbes que afirma que a saída do executivo faz parte de um acordo para que o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) encerre as investigações criminais contra a corretora. Neste acordo, a Binance também deve pagar uma multa de US$ 4,3 bilhões.

Segundo reportagem do Decrypt, Binance e CZ também devem se declarar culpados de violar os requisitos de combate à lavagem de dinheiro dos EUA. Esse acordo potencialmente permitiria que a Binance continuasse operando, disseram pessoas familiarizadas com o assunto à Bloomberg.

Publicidade

Já conforme informações do The Wall Street Journal, o acordo irá permitir que CZ mantenha a maior parte de suas ações na Binance, mas não poderá exercer nenhum papel de direção na corretora.

O DOJ disse hoje cedo que realizará uma coletiva de imprensa às 17h (horário de Brasília) para fornecer mais detalhes sobre a ação. Pessoas familiarizadas com os planos das autoridades disseram que isso estará relacionado ao acordo da Binance. 

As criptomoedas oscilaram com o anúncio. BNB sofre as maiores perdas, caindo 8% no dia para US$ 238. O Bitcoin caiu apenas 0,6%, quase recuperando as perdas sofridas inicialmente nesta terça-feira (21). Enquanto isso, o Ethereum se recuperou ligeiramente e agora está sendo negociado 2,4% abaixo do valor de ontem.

O Departamento de Justiça dos EUA investiga, entre outras coisas, se a Binance facilitou transações que violaram as sanções dos Estados Unidos contra o Irã e a Rússia. A atenção aumentou após o colapso da exchange de criptomoedas FTX e a condenação por fraude do fundador Sam Bankman-Fried.

Publicidade

Em agosto, a Binance enfrentou pressão regulatória para interromper suas operações na Rússia. Em 27 de setembro, a exchange vendeu seus negócios na Rússia por um valor não divulgado para a CommEX, uma exchange de criptomoedas que foi oficialmente lançada em 26 de setembro.