CZ é banido de “qualquer envolvimento presente ou futuro” na gestão da Binance

O ex-CEO da Binance, Changpeng Zhao, manterá seus direitos como acionista, mas está impedido de “operar ou administrar” a exchange de criptomoedas
Fundador da Binance Changpeng Zhao posa para foto

Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance (Foto: Decrypt)

O ex-CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, foi banido vitaliciamente de “gerenciar ou operar” a exchange centralizada de criptomoedas, de acordo com o atual CEO Richard Teng.

Teng disse que Zhao está impedido de gerenciar a plataforma pelo resto da vida em uma entrevista para a Axios, que revelou que era uma “condição fundamental” do acordo de confissão de culpa entre a Binance e as autoridades dos EUA. Isso ocorreu após relatos sugerirem inicialmente que Zhao seria banido apenas por alguns anos.

Publicidade

“Sob os termos do acordo, CZ está proibido de qualquer envolvimento presente ou futuro na operação ou gestão do negócio”, confirmou um porta-voz da Binance ao Decrypt.

No entanto, Zhao continua sendo o maior acionista da exchange de criptomoedas e, portanto, manterá seus direitos de acionista.

“Como acionista, ele estará observando o desempenho da empresa e, se as coisas não estiverem conforme o esperado, como investidor, é sempre seu direito substituir, nomear um novo conselho de administração ou um novo CEO”, revelou Teng em sua entrevista à Axios. “Os acionistas também podem sempre apresentar uma resolução.”

CZ completa pena de prisão em setembro

Zhao, também conhecido como CZ, terminará de cumprir sua pena de prisão em 29 de setembro, após se declarar culpado de lavagem de dinheiro e renunciar ao cargo de CEO em uma tentativa de manter a empresa viva há mais de 10 meses.

A confissão de culpa e renúncia de Zhao ocorreram após anos de respostas desdenhosas a várias acusações sobre irregularidades na empresa. Mais tarde, ele admitiu ter cometido “erros” e assumiu a responsabilidade, nomeando Teng, anteriormente Chefe Global de Mercados Regionais da Binance, para assumir como CEO.

Publicidade

Em um tuíte anunciando sua renúncia como CEO da Binance, Zhao disse que planejava fazer uma pausa antes de buscar outros interesses nas indústrias de criptomoedas e tecnologia.

“Meu pensamento atual é que provavelmente farei alguns investimentos passivos, sendo um token/acionista minoritário em startups nas áreas de blockchain/Web3/DeFi, IA e biotecnologia”, escreveu ele. “Estou feliz que finalmente terei mais tempo para olhar para DeFi.”

No mesmo post, Zhao afirmou que não se imagina “sendo um CEO dirigindo uma startup novamente”, acrescentando que está “contente em ser um empreendedor de uma chance”.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.