CZ deixa comando da Binance e anuncia novo CEO da corretora

Zhao informou em tweet que Richard Teng, anteriormente responsável global pelos mercados regionais da Binance, assumirá o cargo de CEO
Fundador da Binance Changpeng Zhao posa para foto

Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance (Foto: Decrypt)

O fundador da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, renunciou oficialmente ao cargo de CEO da empresa, conforme anunciado em um tweet nesta terça-feira (21), coincidindo com o anúncio de acusações feitas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra o empresário e a exchange.

“Cometi erros e devo assumir a responsabilidade”, escreveu Zhao. “Isso é o melhor para nossa comunidade, para a Binance e para mim mesmo.”

Publicidade

Zhao também informou em seu tweet que Richard Teng, anteriormente responsável global pelos mercados regionais da Binance, assumirá o cargo de CEO. Teng ingressou na Binance em 2021 como CEO em Singapura e foi nomeado para seu cargo atual em maio passado.

Today, I stepped down as CEO of Binance. Admittedly, it was not easy to let go emotionally. But I know it is the right thing to do. I made mistakes, and I must take responsibility. This is best for our community, for Binance, and for myself.

Binance is no longer a baby. It is…

— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) November 21, 2023

“Richard é um líder altamente qualificado, com mais de três décadas de experiência em serviços financeiros e regulamentação. Ele guiará a empresa durante seu próximo período de crescimento”, escreveu Zhao em seu tweet. “Ele garantirá que a Binance cumpra nossa próxima fase de segurança, transparência, conformidade e crescimento.”

Zhao renunciou ao seu cargo como parte de um acordo de conciliação com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e está proibido de ser executivo da Binance por pelo menos três anos após a nomeação de um monitor independente. No entanto, ele ainda é o principal acionista da Binance, e a exchange continuará operando fora dos Estados Unidos.

No tweet, Zhao mencionou que planeja fazer uma pausa antes de seguir outros interesses relacionados às indústrias de criptomoedas e tecnologia.

Publicidade

“Minha ideia atual é fazer alguns investimentos passivos, sendo um acionista minoritário em startups nas áreas de blockchain/Web3/DeFi, IA e biotecnologia”, escreveu ele. “Estou feliz por finalmente ter mais tempo para me dedicar ao estudo do DeFi.”

“Não consigo me ver sendo CEO de uma startup novamente”, continuou Zhao. “Estou satisfeito em ser um empreendedor de uma vez (sortudo). Se houver ouvintes, talvez eu esteja aberto a ser um coach/mentor para um pequeno número de empreendedores em ascensão, de forma privada. Seja pelo menos para dizer a eles o que não fazer.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.