Imagem da matéria: CVM lança livro sobre day trade e alerta para riscos no mercado financeiro
Imagem: Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários lançou nesta semana mais um livro da série ‘Cadernos da CVM’. Disponível gratuitamente no Portal do Investidor, o caderno ‘Day Trade’ explica como funciona a atividade e os riscos que a envolve no mercado de capitais.

Além de explicar de forma didática os termos ‘day trade’, que se tornaram bastante populares no Brasil nos últimos anos, o caderno disserta sobre o que torneia a atividade, sugerindo ao investidor tomar um caminho seguro e prudente.

Publicidade

Para isso, a CVM dividiu o caderno de 57 páginas em 7 partes:

  • O que é day trade e como funciona esta forma de negociação
  • Diferenças entre day trade no Mercado à Vista e no Mercado de Derivativos
  • Custos
  • Gerenciamento de Riscos
  • Vieses comportamentais 
  • Pesquisa FGV: É possível viver de day trading? 
  • Educação financeira: pontos de atenção antes de investir em day trade 

Quitar dívidas e não cair em armadilhas

No capítulo referente a educação financeira, por exemplo, a CVM ressalta a importância do  investidor usar o dinheiro de maneira adequada e consciente para conquistar ao longo da vida seus objetivos e ao mesmo tempo estar protegido contra imprevistos. Contudo, alguns pontos devem ser observados, como por exemplo, investir estando endividado. 

“Se você está no vermelho e não consegue pagar as dívidas, você provavelmente está com um orçamento desequilibrado, ou seja, as despesas estão maiores que as receitas. Neste caso, não há que se pensar em investimentos. Todos os esforços devem ser destinados ao corte de gastos para equilibrar o orçamento e, em seguida, começar a montar a reserva de emergência”, explica o capítulo.

Outro ponto em destaque — e o mais importante — são os cuidados sobre no que se está investindo. Para isso, a CVM para que o investidor não caia em armadilhas, que geralmente oferecem lucros altos e rápidos.

“Cuidado com os termos “renda certa”, “retorno garantido”, etc. Não existe almoço grátis. Você pode estar assumindo um alto risco, colocando seu capital em risco e, no final das contas, aumentar o endividamento”, alertou a autarquia.

Publicidade

No final, a autarquia ressaltou os pilares fundamentais para obter sucesso nas aplicações e para construir patrimônio ao longo do tempo, independentemente do tipo de investimento: “Planejamento financeiro; Aprendizagem contínua; Resiliência emocional; Gerenciamento de risco”.

Cadernos CVM 

De acordo com o órgão, a série ‘Cadernos CVM’ — que já conta com 15 livros — aborda assuntos considerados de grande relevância para o público investidor e também para a área acadêmica.

As publicações oferecem uma perspectiva detalhada sobre cada um dos temas. Segundo a publicação, em eventos da CVM também são distribuídos gratuitamente cadernos na versão impressa. A versão digital pode ser baixada aqui.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: MB diversifica portfólio e anuncia onze novas listagens em maio de 2024

MB diversifica portfólio e anuncia onze novas listagens em maio de 2024

“Muitas dessas novidades podem ser acessadas a partir de R$ 1. Isso dinamiza nosso portfólio, e viabiliza a democratização”, diz executivo
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Deputados pressionam Biden para trazer de volta aos EUA executivo da Binance detido na Nigéria

Em carta ao executivo, os deputados alegam que Tigran Gambaryan está na condição de refém do governo da Nigéria e corre risco de morrer de malária
Imegem aérea feita pela ANDE de fazenda de mineração de bitcoin em Canindeyú

Polícia do Paraguai desmonta fazenda de mineração de Bitcoin com 2.700 ASICs

Ação na cidade de Canindeyú contou mais uma vez com a ajuda da inteligência artificial para identificar variações na carga da rede elétrica
Mãos humanas e robótica tocam as pontas dos dedos

Novo modelo de Inteligência Artificial do Alibaba que desafia Meta e OpenAI

O mais recente modelo de Inteligência Artificial de código aberto supera o LLama3 da Meta, posicionando-se como um forte concorrente na corrida da IA