Imagem da matéria: Cuba adota criptomoeda como parte da agenda do Partido Comunista
Foto: Shutterstock

A criptomoeda agora faz parte oficialmente da agenda do Partido Comunista em Cuba. No fim de semana, o governo de Cuba adotou uma proposta para incluir a criptomoeda como parte das “diretrizes de política econômica e social do partido e da revolução” até 2026.

Em Cuba, as políticas públicas são discutidas e decididas em grandes assembleias realizadas pelo Partido Comunista do país. Durante o oitavo congresso do Partido Comunista de Cuba, os participantes propuseram várias mudanças que visam melhorar a economia do país em meio a sanções econômicas globais iniciadas pelos Estados Unidos.

Publicidade

A lista de propostas adotadas funcionará como uma espécie de diretriz geral que fornecerá aos órgãos de governo objetivos a serem cumpridos nos próximos cinco anos. Um desses objetivos agora será “avançar no estudo das criptomoedas nas atuais condições da economia”. A ideia de que a nação-ilha deveria explorar maneiras de usar criptomoedas para contornar sanções econômicas já havia sido discutida por funcionários do governo, mas a medida recente a torna agora política oficial.

Os detalhes continuam escassos e o Partido Comunista de Cuba ainda não definiu seus planos específicos em relação à criptomoeda. Mas se o país seguir as sugestões da Venezuela, uma nação socialista e forte aliado político, então qualquer coisa, desde o desenvolvimento de sua própria moeda digital apoiada pelo estado até o uso de criptomoedas estabelecidas como Bitcoin ou Ethereum, poderia estar em jogo.

Bitcoin encontra política

Bitcoin e criptomoedas têm se tornado cada vez mais parte da discussão geopolítica mais ampla. Na semana passada, o PayPal e o cofundador da Palantir, Peter Thiel, sugeriram a possibilidade de a China usar o Bitcoin como uma arma financeira que poderia ameaçar a hegemonia global do dólar americano. Ao mesmo tempo, no entanto, várias instituições americanas proeminentes como Tesla, BlackRock, Skybridge de Anthony Scaramucci e até Miami continuam a olhar para o Bitcoin como um hedge potencial para a inflação, protegendo seus ativos caso o dólar caia.

Enquanto isso, vários países ao redor do mundo começaram a explorar maneiras de usar a moeda digital para diminuir a influência dos EUA sobre suas próprias economias. Diversos países como Irã, China, Bermuda, Venezuela e as Ilhas Marshall adotaram várias abordagens que vão desde o apoio à indústria de mineração de criptomoedas até o desenvolvimento de moedas digitais soberanas. A Venezuela deu um passo adiante e confirmou que agora inclui Bitcoin e Ethereum como parte de suas reservas internacionais.

Publicidade

Embora ainda não esteja claro qual abordagem o governo cubano adotará com as criptomoedas, os cidadãos da ilha não estão esperando, já que a adoção do Bitcoin continua aumentando.

Embora a adoção de criptomoedas permaneça baixa em relação à população em geral, pequenas comunidades de usuários de Bitcoin em Cuba estão florescendo – e crescendo. Conforme relatado pelo Decrypt no ano passado, os desenvolvedores de software no país estão cada vez mais procurando maneiras de tornar mais fácil para as pessoas em Cuba o acesso ao Bitcoin, apesar da fraca infraestrutura de Internet do país.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Logotipo da BlockFi na tela de computador

BlockFi vai distribuir criptomoedas para 100 mil credores este mês

Clientes elegíveis receberão uma notificação no e-mail da conta BlockFi registrada
Imagem da matéria: Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code deste sábado (20)

Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code deste sábado (20)

Procurando o combo diário e o código cifrado de sábado, 20 de julho? Aqui está o que você precisa para ganhar moedas no jogo Hamster Kombat do Telegram
Imagem da matéria: Sinais mistos deixarão Bitcoin "instável" nos próximos meses, diz Coinbase

Sinais mistos deixarão Bitcoin “instável” nos próximos meses, diz Coinbase

O terceiro trimestre de 2024 começou com um “tom amargo” graças às vendas de Bitcoin da Alemanha e da Mt. Gox, diz a Coinbase Research
Joe Biden posa para foto

Mercados de previsão cripto enlouquecem com desistência de Biden e apoio a Kamala Harris

Os mercados da Polymarket reagiram com volatilidade, com Trump liderando na plataforma e Harris o superando no voto popular