Com o homem mais rico do mundo — e principal entusiasta da Dogecoin — agora no comando do Twitter, os maiores influenciadores de criptomoedas da plataforma estão em êxtase. O novo “Chief Twit” do Twitter, como Elon Musk agora se apresenta em sua bio, deixou bem claro quais são os seus planos para a plataforma.
E o compromisso do novo CEO com a liberdade de expressão, além de sua oposição ao banimento permanente de usuários, provaram ser particularmente populares na comunidade das criptomoedas.
O diretor de comunicações do Coin Center, Neeraj Agrawal, comparou a aquisição de Musk ao vilão do Batman, Gane, fazendo seu infame discurso “Gotham City é sua” (no filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”), enquanto liberta prisioneiros de suas celas.
Elon’s first day at Twitter pic.twitter.com/v38ogb1sxL
— Neeraj K. Agrawal (@NeerajKA) October 28, 2022
O presidente executivo da MicroStrategy (e defensor ferrenho do Bitcoin), Michael Saylor, também divulgou uma enxurrada de tweets otimistas sobre o assunto. Na quinta-feira (27), ele compartilhou um desenho animado de Musk libertando o pássaro icônico do Twitter de sua gaiola.
— Michael Saylor⚡️ (@saylor) October 28, 2022
No dia anterior, Saylor disse a Musk que a liberdade de expressão e o jornalismo público só poderiam ser garantidos se o Twitter protegesse os usuários em todos os sentidos — “regras por cima e robôs por baixo”.
Os bots de spam, que são especialmente predominantes no criptotwitter, são outro problema que Musk prometeu combater. Alguns usuários já afirmaram que hashtags relacionadas a criptomoedas estão enfrentando significativamente menos spam desde sua aquisição, embora ainda não haja dados concretos para fazer um relatório.
If @elonmusk was able to get the bots turned off within minutes of arrival, then there was clearly an attempt to jam and disrupt our communications.
— Preston Pysh (@PrestonPysh) October 28, 2022
It would be incredible if he could publicly explain who the attacker was and why the twitter board and employees were complicit. https://t.co/987u69qPs3
A Binance, peso pesado do setor cripto, também já prometeu ajudar a eliminar bots do Twitter depois de apoiar o acordo de compra do Twitter de Musk com US$ 500 milhões.
Musk estava conversando com líderes do setor sobre como encontrar soluções descentralizadas e baseadas em blockchain para o Twitter antes de confirmar sua oferta este ano, inclusive com nomes como Jack Dorsey e o CEO da FTX, Sam Bankman-Fried.
Twitter bots seeing Elon take over pic.twitter.com/vddbgzLnWx
— Alan Carroll (@alancarroII) October 28, 2022
Dado o envolvimento próximo da indústria, a CEO do Custodia Bank, Caitlin Long, acredita que o novo papel de Musk representa principalmente uma evolução na tecnologia de pagamentos.
“A aquisição do Twitter por Elon Musk é sobre pagamentos”, ela twittou na sexta-feira, respondendo à parceria da Binance e do Twitter. “Bancos — preparem-se para ser desintermediado por uma tecnologia de pagamento muito melhor”.
Muitos grupos fora do criptotwitter não apoiam a mudança de liderança ou as atitudes liberais de Musk sobre a liberdade de expressão na plataforma.
O criador da Dogecoin, Billy Markus, acredita que os críticos de Musk estão sendo excessivamente dramáticos.
“Por que as pessoas estão preocupadas que Elon vai piorar o Twitter, afinal? Este lugar já era uma fossa infernal”, twittou ele na sexta-feira (28).
and all the people who publicly said they are leaving twitter if elon buys it are like definitely totally leaving twitter now https://t.co/DKqrkRNq2t
— Shibetoshi Nakamoto (@BillyM2k) October 26, 2022
*Traduzido pelo Portal do Bitcoin com autorização do Decrypt.
Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!