Imagem da matéria: “Criptomoedas têm a mesma vocação que o Pix", diz senador que é relator PLs do setor
Senador Irajá Silvestre Filho (PSD/TO) (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Irajá Silvestre Filho (PSD/TO), relator de três Projetos de Lei sobre a regulamentação das criptomoedas no Brasil, equiparou o meio de pagamento com criptoativos com o do Pix, do Banco Central (BC). Para ele, a tendência das criptomoedas é também de se popularizar.

“É importante destacarmos aqui que também os criptoativos passam a ser um novo método de pagamento”, disse Irajá, durante entrevista coletiva na semana passada. Ele ressaltou que mais de 50 milhões de brasileiros usam o meio de transferência do BC e que as criptomoedas podem seguir o mesmo caminho.

Publicidade

“A tendência das criptomoedas é a mesma coisa. Passa a ser mais uma opção de pagamento, igual ter um cartão de crédito, de débito, Pix, e os criptoativos têm também essa vocação, de se tornarem um meio de pagamento no Brasil e no Mundo”, concluiu Irajá.

Acerca do PLs, o senador disse que a ideia é criar um ambiente que estimule o mercado, mas que proteja os bons investidores brasileiros.

Criptomoedas no Senado

Na semana passada, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou de forma unânime o substitutivo do senador Irajá — ao PL 3.825/2019 do senador Flávio Arns e recomendou o arquivamento das outras matérias —,  que trata da regulação do setor de criptomoedas no Brasil.

Na ocasião, Irajá afirmou que os esforços são para criar um marco regulatório que garanta a segurança e a transparência. “O mercado de criptomoedas dobrou de tamanho de 2019 pra cá, e esse marco estimula que continue crescendo, mas combatendo pirâmides financeiras, evasões, sonegações e outros crimes”, disse o senador.

Publicidade

O senador Irajá é o relator dos três PLs que tramitavam: PL 3.825/2019, de Flávio Arns (Podemos-PR), o PL 3.949/2019, de Styvenson Valentim (Podemos-RN) e o PL 4.207/2020, de Soraya Thronicke (PSL-MS). O texto irá agora para votação no Plenário do Senado.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Avenged Sevenfold está transformando fãs de heavy metal em "Evangelistas da Blockchain"

Avenged Sevenfold está transformando fãs de heavy metal em “Evangelistas da Blockchain”

Plataforma descentralizada recompensa fãs do Avenged Sevenfold e gera recompensas por participarem de atividades ligadas à banda
Imagem da matéria: Briga entre Elon Musk e Alexandre de Moraes pode tirar o X do ar no Brasil?

Briga entre Elon Musk e Alexandre de Moraes pode tirar o X do ar no Brasil?

Troca de farpas entre Elon Musk e ministro do STF levanta possibilidade de suspensão do X/Twitter no país
Imagem da matéria: Correlação entre Bitcoin e Ether está prestes a passar por "cruz da morte"; entenda os efeitos

Correlação entre Bitcoin e Ether está prestes a passar por “cruz da morte”; entenda os efeitos

A “cruz da morte” poderá frear os avanços do Ethereum e demais altcoins
Imagem da matéria: Memecoin assume ser golpe e mesmo assim recebe R$ 146 mil de investidores

Memecoin assume ser golpe e mesmo assim recebe R$ 146 mil de investidores

Criadores da memecoin THEPLAN alertaram: “Não compre esta moeda, pois ela irá para zero”