Imagem da matéria: “Criptomoedas têm a mesma vocação que o Pix", diz senador que é relator PLs do setor
Senador Irajá Silvestre Filho (PSD/TO) (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Irajá Silvestre Filho (PSD/TO), relator de três Projetos de Lei sobre a regulamentação das criptomoedas no Brasil, equiparou o meio de pagamento com criptoativos com o do Pix, do Banco Central (BC). Para ele, a tendência das criptomoedas é também de se popularizar.

“É importante destacarmos aqui que também os criptoativos passam a ser um novo método de pagamento”, disse Irajá, durante entrevista coletiva na semana passada. Ele ressaltou que mais de 50 milhões de brasileiros usam o meio de transferência do BC e que as criptomoedas podem seguir o mesmo caminho.

Publicidade

“A tendência das criptomoedas é a mesma coisa. Passa a ser mais uma opção de pagamento, igual ter um cartão de crédito, de débito, Pix, e os criptoativos têm também essa vocação, de se tornarem um meio de pagamento no Brasil e no Mundo”, concluiu Irajá.

Acerca do PLs, o senador disse que a ideia é criar um ambiente que estimule o mercado, mas que proteja os bons investidores brasileiros.

Criptomoedas no Senado

Na semana passada, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou de forma unânime o substitutivo do senador Irajá — ao PL 3.825/2019 do senador Flávio Arns e recomendou o arquivamento das outras matérias —,  que trata da regulação do setor de criptomoedas no Brasil.

Na ocasião, Irajá afirmou que os esforços são para criar um marco regulatório que garanta a segurança e a transparência. “O mercado de criptomoedas dobrou de tamanho de 2019 pra cá, e esse marco estimula que continue crescendo, mas combatendo pirâmides financeiras, evasões, sonegações e outros crimes”, disse o senador.

Publicidade

O senador Irajá é o relator dos três PLs que tramitavam: PL 3.825/2019, de Flávio Arns (Podemos-PR), o PL 3.949/2019, de Styvenson Valentim (Podemos-RN) e o PL 4.207/2020, de Soraya Thronicke (PSL-MS). O texto irá agora para votação no Plenário do Senado.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Metade dos tokens em pré-venda na Solana são golpes, diz pesquisa

Metade dos tokens em pré-venda na Solana são golpes, diz pesquisa

Golpistas estão se aproveitando da pré-vendas de tokens na rede Solana para enganarem usuários em plataformas como Telegram
Imagem da matéria: Ex-ministro do Petróleo da Venezuela é preso por corrupção com uso de criptomoedas

Ex-ministro do Petróleo da Venezuela é preso por corrupção com uso de criptomoedas

O ex-ministro Tareck El Aissami foi preso por participar de esquema que desviou US$ 15 bilhões da venda de petróleo usando criptoativos
Imagem da matéria: Baleias estão mais famintas do que nunca por Bitcoin; Veja por quê

Baleias estão mais famintas do que nunca por Bitcoin; Veja por quê

“Atualmente a demanda de Bitcoin por esse grupo de investidores é a maior de todos os tempos”, diz estudo da CryptoQuant
Imagem da matéria: Confira 3 criptomoedas que podem disparar com o halving do Bitcoin

Confira 3 criptomoedas que podem disparar com o halving do Bitcoin

O halving pode atrair a atenção dos investidores para projetos alternativos criados no ecossistema do Bitcoin