Imagem da matéria: “Criptomoedas têm a mesma vocação que o Pix", diz senador que é relator PLs do setor
Senador Irajá Silvestre Filho (PSD/TO) (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Irajá Silvestre Filho (PSD/TO), relator de três Projetos de Lei sobre a regulamentação das criptomoedas no Brasil, equiparou o meio de pagamento com criptoativos com o do Pix, do Banco Central (BC). Para ele, a tendência das criptomoedas é também de se popularizar.

“É importante destacarmos aqui que também os criptoativos passam a ser um novo método de pagamento”, disse Irajá, durante entrevista coletiva na semana passada. Ele ressaltou que mais de 50 milhões de brasileiros usam o meio de transferência do BC e que as criptomoedas podem seguir o mesmo caminho.

Publicidade

“A tendência das criptomoedas é a mesma coisa. Passa a ser mais uma opção de pagamento, igual ter um cartão de crédito, de débito, Pix, e os criptoativos têm também essa vocação, de se tornarem um meio de pagamento no Brasil e no Mundo”, concluiu Irajá.

Acerca do PLs, o senador disse que a ideia é criar um ambiente que estimule o mercado, mas que proteja os bons investidores brasileiros.

Criptomoedas no Senado

Na semana passada, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou de forma unânime o substitutivo do senador Irajá — ao PL 3.825/2019 do senador Flávio Arns e recomendou o arquivamento das outras matérias —,  que trata da regulação do setor de criptomoedas no Brasil.

Na ocasião, Irajá afirmou que os esforços são para criar um marco regulatório que garanta a segurança e a transparência. “O mercado de criptomoedas dobrou de tamanho de 2019 pra cá, e esse marco estimula que continue crescendo, mas combatendo pirâmides financeiras, evasões, sonegações e outros crimes”, disse o senador.

Publicidade

O senador Irajá é o relator dos três PLs que tramitavam: PL 3.825/2019, de Flávio Arns (Podemos-PR), o PL 3.949/2019, de Styvenson Valentim (Podemos-RN) e o PL 4.207/2020, de Soraya Thronicke (PSL-MS). O texto irá agora para votação no Plenário do Senado.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin finaliza o Batch #4 do Next e anuncia participação no próximo programa de aceleração

Mercado Bitcoin finaliza o Batch #4 do Next e anuncia participação no próximo programa de aceleração

A iniciativa reuniu startups com o objetivo de desenvolver soluções que aprimorassem a experiência do cliente no universo DeFi
Sunny Pires

Surfista brasileiro patrocinado por comunidade Web3 lança documentário no Woohoo

Patrocinado pela comunidade Web3 Nouns, Sunny desbravou o vulcão Cerro Negro, um dos mais ativos da Nicarágua
Imagem da matéria: BitMEX se declara culpada de violar lei de sigilo bancário nos EUA

BitMEX se declara culpada de violar lei de sigilo bancário nos EUA

O Departamento de Justiça dos EUA disse que a BitMEX se envolveu em “evasão intencional” das leis combate à lavagem de dinheiro
Sigla ETF ao lado de moeda dourada de Ethereum

ETFs de Ethereum na semana que vem? Veja a projeção de quando os fundos devem estrear nos EUA

Mercado aguarda ansioso desde maio pela estreia dos ETFs de Ethereum à vista nos EUA