O Bitcoin está em alta na Turquia e começa a ser notado pelas autoridades. O Presidente do Banco Central da Turquia (CBRT), Murat Cetinkaya, disse que eles estão monitorando as criptomoedas e estão bem otimistas.
O presidente do Banco Central da Turquia diz que as criptomoedas podem contribuir para a estabilidade financeira
Segundo um noticiário local, o CBRT formou um grupo de pesquisa composto por participantes do mercado de ativos digitais, funcionários do governo turco e reguladores. O regulador bancário do país explicou que a legislação financeira atual não se aplica ao bitcoin, mas advertiu os cidadãos turcos contra o uso da moeda. Agora, em uma luz mais positiva, o presidente Cetinkaya diz que as criptomoedas como bitcoin poderiam “contribuir para a estabilidade financeira”.
O Presidente Erdogan e a Política Econômica em decadência da Turquia estimulou o interesse pelo bitcoin
O país tem uma exchange turca chamada, BTCTurk e outros fornecedores de infra-estrutura, como Payza e Bitwala. Os moradores que moram perto do aeroporto de Istambul Ataturk também podem utilizar o caixa eletrônico de bitcoin. Além disso, de acordo com as estatísticas da Google Trends, o interesse da Turquia em bitcoin continua a aumentar a cada mês.
A demanda de Bitcoin na Turquia começou a crescer por volta de 2016, quando a Lira turca (moeda local) perdeu poder de compra considerável. Na época, o presidente Erdogan tentou convencer os cidadãos a converter suas moedas estrangeiras de volta à Lira.
Agora o bitcoin está vendo tendo muito mais tração, já que no mês passado, o complexo de apartamentos Miavita Beytepe em Ankara, Turquia, anunciou que venderá apartamentos de luxo por bitcoin. Além das exchanges de criptomoedas locais, a atividade de balcão na plataforma turca do Localbitcoins cresceu exponencialmente. Após as declarações do presidente Cetinkaya revelando informações sobre as pesquisas do Banco Central sobre as criptomoedas, o economista e diretor da IS Investment International Markets, Shant Manukyan, confirmou a atual investigação do banco, afirmando:
Há uma pesquisa séria sobre bitcoins na Turquia.
Leia Também: Venezuelanos que Mineram Bitcoin Correm Risco de Ser Presos e Acusados de Roubo