Imagem da matéria: "Criptomoedas não cumprem as funções da moeda”, diz presidente da Federação dos Bancos
Presidente da Febraban, Murilo Portugal, durante evento do Fórum Econômico Mundial (Foto Robert Giroux/IMF)

“As criptomoedas não cumprem nenhuma das funções clássicas da moeda”, disse o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, durante um debate na Fundação FHC na sexta-feira (20).

O debate, intitulado ‘Impacto da Revolução Digital no Sistema Financeiro’, tratou sobre os impactos de novas tecnologias nos serviços financeiros. Dentre os tópicos, as fintechs, Big Data, Blockchain e Inteligência Artificial.

Publicidade

Segundo Portugal, as criptomoedas não cumprem nenhum dos três princípios fundamentais da moeda fiduciária, que são unidade de conta, meio de troca e reserva de valor.

“Na verdade elas são chamadas moedas mas não são moedas, por isso que é criptomoeda. Elas não cumprem nenhuma das funções clássicas da moeda, que é servir de uma unidade conta, onde as pessoas possam expressar preços. Não cumprem a função de meio de pagamento nem de ser uma reserva de valor porque a volatilidade é muito grande”, disse.

O presidente da Febraban comentou sobre a revolução digital num todo, que segundo ele, “está transformando setores econômicos de uma forma radical”. Detalhou também sobre a evolução na concessão de crédito, pagamentos e seguros.

Essa revolução é uma combinação de novas tecnologias das áreas de computação e comunicação que está gerando uma onda de inovações.

Publicidade

De acordo com o presidente, o dinheiro e a informação estão se tornando equivalentes. Desta forma, acredita, os dados e a informação vão acabar sendo regulados da mesma maneira que o dinheiro.

“É uma experiência que eu acho que a gente já vê acontecendo”, disse.

Febraban diz que brasileiro já é digital

Segundo o presidente da Febraban, o brasileiro já é digital, principalmente a geração jovem. “Eles estão em outro mundo, não no mundo em que a gente estava acostumado”, comentou.

Para enfatizar, Portugal falou sobre alguns números. Conforme detalhou, no Brasil o acesso à internet é de 56% e mais de 75% da população economicamente ativa tem um telefone celular.

Por isso, segundo ele, o atual momento requer simplicidade, praticidade, velocidade e segurança nas transações.

“Nós estamos numa transição financeira muito rápida”, ressaltou.

Murilo Portugal tem sólida carreira construída na área econômica do setor público e em organismos internacionais.

Formado em Direito pela UFF (RJ) e com diploma em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Cambridge (Reino Unido), ele passou por vários cargos públicos no Brasil — Casa Civil e Tesouro Nacional.

Publicidade

Passou também pela direção executiva do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) até ocupar o cargo do posto número um da Federação dos Bancos do Brasil, em março de 2011.

Segundo a Folha, sua saída da Febraban está programada para o fim de março deste ano.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: FBI prende trio que fraudou bancos em US$ 10 milhões e converteu fundos em criptomoedas

FBI prende trio que fraudou bancos em US$ 10 milhões e converteu fundos em criptomoedas

Os golpistas faziam transações bancárias e alegavam que elas não eram autorizadas, convertendo depois os reembolsos em cripto
Imagem da matéria: Crítica do Bitcoin, presidente do Banco Central Europeu admite que filho perdeu "tudo" em cripto

Crítica do Bitcoin, presidente do Banco Central Europeu admite que filho perdeu “tudo” em cripto

Líder do sistema bancário europeu, Christine Lagarde já afirmou que todos os ativos cripto “não valem nada” e são “baseados em nada”
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Juiz proíbe ex-CEO da Binance de deixar os EUA; Investidores da FTX processam F1 e liga de beisebol 

Manhã Cripto: Juiz proíbe ex-CEO da Binance de deixar os EUA; Investidores da FTX processam F1 e liga de beisebol 

O fundador da Binance deverá permanecer em território americano até que o tribunal de Seattle avalie se ele poderá retornar aos Emirados Árabes
Imagem da matéria: OKX inicia operação no Brasil com promessa de seguir regras locais

OKX inicia operação no Brasil com promessa de seguir regras locais

Em conversa com o Portal do Bitcoin, o líder da OKX no Brasil disse que a estratégia da operação será combinar os serviços das corretoras nacionais com o leque de produtos das gigantes globais