Imagem da matéria: Criptomoeda do Facebook é mais lenta que o Bitcoin, mostram dados da testnet
Foto: Shutterstock

A testnet da Diem, o projeto stablecoin apoiado pelo Facebook, alcançou mais de 50 milhões de transações na quarta-feira (27), como mostram os dados do blockchain explorer inDiem. O desenvolvimento ocorre um pouco mais de um mês depois que Diem foi rebatizado do antigo projeto “Libra”.

O Diem é uma stablecoin — um tipo de criptomoeda indexada em uma base 1: 1 com moedas fiduciárias, o dólar americano neste caso — cujo objetivo é conquistar o mercado de pagamentos tradicional com seus recursos de liquidação rápida, escalonável e de baixa taxa. É administrado pela Diem Association e um consórcio de outros membros, como a exchange americana Coinbase e a Uber.

Publicidade

Esses testes permitem que os desenvolvedores atenuem as falhas na rede, caso existam, antes de um lançamento público.

Os dados mostram que a testnet da Diem opera em uma taxa de transferência média de mais de 3 transações por segundo (métrica abreviada por tps). Embora pareça rápido, isso é muito mais lento do que as transações em Bitcoin (4,6 tps) e Ethereum (15 tps), e muito mais lento em relação às velocidades das próximas redes como Solana (65.000 tps). No entanto, a Diem pode não estar operando perto de sua capacidade.

Em termos de usuários da rede de teste, mais de 221.000 endereços individuais interagiram com a Diem de alguma forma. Destes, um único endereço contém mais de 100 milhões de LBR (os tokens que funcionam na blockchain), enquanto mais de 53 deles armazenam exatamente 820 LBR.

Ao todo, 57 das 100 principais carteiras armazenam mais de 29 LBRs, enquanto as outras armazenam um único LBR cada — provavelmente para testar a rede de várias maneiras em vários momentos do dia.

Com os testes em pleno fluxo, um lançamento público (embora denominado “lançamento limitado) do Diem é esperado para o final de 2021, de acordo com relatórios anteriores. Enquanto isso, o stablecoin já encontrou seus compradores, com o aplicativo de música Spotify que já está reforçando sua divisão de pagamentos antecipadamente.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Criador da pirâmide BlueBenx, Roberto Cardassi é preso em Portugal

Criador da pirâmide BlueBenx, Roberto Cardassi é preso em Portugal

Cardassi e a BlueBenx pararam de pagar os milhares de clientes em 2022, deixando um prejuízo estimado em R$ 160 milhões
Imagem da matéria: “Playboy do Bitcoin” mentiu sobre sequestro e roubo de criptomoedas, denuncia MP

“Playboy do Bitcoin” mentiu sobre sequestro e roubo de criptomoedas, denuncia MP

Marlon Gonzalez, o “Playboy do Bitcoin”, disse ter sido sequestrado, roubado e agredido, mas segundo o MP tudo não passou de um esquema
Imagem da matéria: Bitcoin dominou a Esfera de Las Vegas — mas onde está o Dogwifhat?

Bitcoin dominou a Esfera de Las Vegas — mas onde está o Dogwifhat?

O Dogwifhat arrecadou US$ 700 mil em março para aparecer na Esfera, mas o Bitcoin o superou graças à Crypto.com
Imagem da matéria: Entenda o que causou o apagão cibernético ao redor do mundo

Entenda o que causou o apagão cibernético ao redor do mundo

Problema em software da CrowdStrike afetou sistemas da Microsoft e derrubou computadores ao redor do mundo