Imagem da matéria: Criptomoeda do Facebook é mais lenta que o Bitcoin, mostram dados da testnet
Foto: Shutterstock

A testnet da Diem, o projeto stablecoin apoiado pelo Facebook, alcançou mais de 50 milhões de transações na quarta-feira (27), como mostram os dados do blockchain explorer inDiem. O desenvolvimento ocorre um pouco mais de um mês depois que Diem foi rebatizado do antigo projeto “Libra”.

O Diem é uma stablecoin — um tipo de criptomoeda indexada em uma base 1: 1 com moedas fiduciárias, o dólar americano neste caso — cujo objetivo é conquistar o mercado de pagamentos tradicional com seus recursos de liquidação rápida, escalonável e de baixa taxa. É administrado pela Diem Association e um consórcio de outros membros, como a exchange americana Coinbase e a Uber.

Publicidade

Esses testes permitem que os desenvolvedores atenuem as falhas na rede, caso existam, antes de um lançamento público.

Os dados mostram que a testnet da Diem opera em uma taxa de transferência média de mais de 3 transações por segundo (métrica abreviada por tps). Embora pareça rápido, isso é muito mais lento do que as transações em Bitcoin (4,6 tps) e Ethereum (15 tps), e muito mais lento em relação às velocidades das próximas redes como Solana (65.000 tps). No entanto, a Diem pode não estar operando perto de sua capacidade.

Em termos de usuários da rede de teste, mais de 221.000 endereços individuais interagiram com a Diem de alguma forma. Destes, um único endereço contém mais de 100 milhões de LBR (os tokens que funcionam na blockchain), enquanto mais de 53 deles armazenam exatamente 820 LBR.

Ao todo, 57 das 100 principais carteiras armazenam mais de 29 LBRs, enquanto as outras armazenam um único LBR cada — provavelmente para testar a rede de várias maneiras em vários momentos do dia.

Com os testes em pleno fluxo, um lançamento público (embora denominado “lançamento limitado) do Diem é esperado para o final de 2021, de acordo com relatórios anteriores. Enquanto isso, o stablecoin já encontrou seus compradores, com o aplicativo de música Spotify que já está reforçando sua divisão de pagamentos antecipadamente.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: CEO da Grayscale deixa cargo: "Momento certo para transição"

CEO da Grayscale deixa cargo: “Momento certo para transição”

A Grayscale, uma das maiores gestoras de criptomoedas do mundo, anunciou que Michael Sonnenshein está deixando o cargo de CEO
Imagem da matéria: 8 ETFs de Ethereum à vista são aprovados pela SEC nos EUA

8 ETFs de Ethereum à vista são aprovados pela SEC nos EUA

Expectativa agora é que Ethereum possa renovar sua máxima histórica de novembro de 2021 e passar com folga a marca dos US$ 5 mil
moeda de bitcoin à frente da bandeira de hong kong

Grupo de corretoras de criptomoedas decidem fechar operação em Hong Kong

Quase um ano após o lançamento de regras rígidas para atuação na cidade, Hong Kong tem visto uma forte saída de pedidos de registros de exchanges
Moedas de ethereum à frente de ilustração de cadeado

A SEC vai finalmente aprovar os ETFs de Ethereum? Entenda

Vence no fim desta semana o prazo para a SEC aprovar ou não alguns pedidos de ETFs de Ethereum e a expectativa agora é mais positiva do que nunca