O criador do Twitter e grande evangelista do bitcoin, Jack Dorsey, revelou na sexta-feira (27) que a sua empresa de pagamentos Square vai lançar no futuro uma exchange descentralizada (Dex) focada no bitcoin.
O projeto está sendo desenvolvido através da “TBD”, uma divisão da Square centrada na criptomoeda anunciada no mês passado, mas cuja finalidade só veio a público nesta semana.
“Nós determinamos a direção da TBD: ajude-nos a construir uma plataforma aberta para criar um exchange descentralizada para o bitcoin”, escreveu Dorsey ao compartilhar uma thread no Twitter do executivo que lidera o projeto, Mike Brock.
As exchanges descentralizadas já são comuns em outras blockchains, como a Uniswap do Ethereum e PancakeSwap da Binance Smart Chain. Nessas plataformas, não existe uma empresa por trás e todas as negociações acontecem de forma direta entre os participantes da rede, sem intermediários. Por não integrar as finanças descentralizadas (DeFi) da mesma forma que outras redes que contam com contratos inteligentes, o bitcoin geralmente fica de fora desse meio.
DEX de bitcoin
O líder do projeto, Mike Brock, explicou que a criação da DEX foi motivada pelo fato de que para obter bitcoin hoje em dia, o usuário é obrigado a interagir com serviços centralizados de custódia de empresas como a Coinbase e Cash App, que na sua opinião, “têm vários problemas e não são distribuídas uniformemente pelo mundo”.
“Este é o problema que vamos resolver: facilitar o financiamento de uma carteira sem custódia em qualquer lugar do mundo por meio de uma plataforma para construir rampas de entrada e saída para o bitcoin. Você pode pensar nisso como uma exchange descentralizada para fiat”, escreveu.
Entretanto, é complicado usar moeda fiduciária em uma exchange descentralizada já que essas plataformas não estão conectadas às instituições financeiras tradicionais.
Brook reconheceu o problema e apontou o custo e a escalabilidade como as principais lacunas do projeto: “A Lightning Network está resolvendo isso com pagamentos. Precisamos de uma solução para a infraestrutura de troca entre ativos digitais, como stablecoins”.
O objetivo é que a plataforma seja construída usando apenas a infraestrutura do bitcoin. A RSK, uma plataforma de contrato inteligente protegida pelo blockchain do BTC, foi sinalizada como uma possível opção, mas Brook admitiu que pode ser preciso usar pontes de outras redes para garantir todas as funcionalidades da DEX.
Por fim, o executivo ressaltou que a plataforma será desenvolvida em código aberto e que poderá ser usada por qualquer carteira. Ele esclareceu ainda que embora uma divisão da Square esteja desenvolvendo a exchange, não haverá nenhuma fundação ou modelo de governança que permitirá à empresa exercer qualquer controle sobre a plataforma quando ela estiver no ar.
Ainda não há uma data de quando a DEX será lançada. Em paralelo, a Square também está desenvolvendo uma carteira hardware de bitcoin que assim como a exchange, pretende ser de código aberto e acessível a todos.