Criador do Ethereum, Vitalik Buterin, vai falar em evento promovido pelo governo brasileiro

Foco do evento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) é discutir como novas tecnologias podem contribuir para democracias mais saudáveis e eficazes
Vitalik Buterin, ethereum

Criador do Ethereum, Vitalik Buterin (Foto: Duncan Rawlinson/Flickr)

O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, vai participar no próximo dia 08 de julho da 1ª edição do webinar internacional ‘Futuros Radicais: liberdade para transformar’, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entidade vinculada ao Ministério da Economia, em parceria com a organização americana RadicalxChange, um movimento focado na próxima geração de políticas econômicas.

O foco do evento é discutir como novas tecnologias podem contribuir para democracias mais saudáveis e eficazes, dentro dos seguintes temas: design de sistemas de propriedade; decisões democráticas participativas; financiamento de bens públicos; e dados e coalizões de dados. O público alvo são pesquisadores, gestores públicos e interessados em políticas públicas, carro-chefe da Enap na educação continuada dos servidores públicos.

Publicidade

Vitalik Buterin, ministra de Taiwan e pesquisador da Microsoft

Para abordar os assuntos, foram convidados, além de Buterin, a ministra Digital de Taiwan, Audrey Tang; o economista e pesquisador da Microsoft Research New England, Glen Weyl; e Jo Guldi, professora especialista em dados humanos da Southern Methodist University. Participarão mais de 20 especialistas, segundo a Enap.

Segundo o cronograma do evento, Vitalik Buterin vai participar do painel ‘Financiamento de bens públicos’, previsto para acontecer às 18h30. Nele, o criador do Ethereum vai compartilhar seu trabalho sobre votação quadrática, um dos temas do painel, voltado para a discussão de soluções de governança.

“De infraestrutura física a software de código aberto, a fontes de notícias confiáveis e proteção ambiental. Novas estruturas de incentivos, como financiamento quadrático, oferecem uma ferramenta poderosa para abordar esse problema democraticamente”, diz um trecho da chamada para o evento.

Os painéis sobre ‘Democracia participativa’ e ‘Propriedade’ ocorrem um pouco antes; às 15h e 16h45, respectivamente. O último painel, ‘Dados e coalizões de dados’, começa às 20h15.

Publicidade

As inscrições para o evento gratuito já estão abertas e vão até o dia 08 de julho quando começam as transmissões às 14h30 com tradução simultânea no canal da Enap no Youtube. Clique aqui para participar da conferência.