Vitalik-Buterin-Ethereum
Vitalik Buterin, criador do Ethereum (Foto: Flickr)

“Eu acho que, se queremos que o Bitcoin seja mais do que uma ferramenta de pagamentos, ele precisa de mais soluções de escala”, disse Vitalik Buterin, o criador do Ethereum, durante conversa em um Twitter Spaces na semana passada, apontando como exemplo os vários experimentos que o Ethereum vem testando nos últimos anos.

Mas o principal problema, para ele, é a questão política.

Publicidade

“O Bitcoin tem uma política realmente estranha”, disse ele, acrescentando que ele “não tem a mesma vibe que os bitcoiners.”

Mais de 32 mil pessoas sintonizaram para ouvir o criador do Ethereum conversando com o “Altcoin slayer”, Eric Wall, e o desenvolvedor Bitcoin, Udi Wertheimer , sobre o que os bitcoiners podem aprender com o Ethereum.

O trio abordou um dos principais pontos problemáticos da maior criptomoeda do mundo: a lenta taxa de transferência de transações do Bitcoin, que gera a necessidade de soluções de escala em segunda camada para aumentar a velocidade com que as pessoas podem enviar e receber o ativo digital.

A maior parte da discussão girou em torno da escala, que é onde Buterin, Wall e Wertheimer acham que os bitcoiners poderiam aprender mais com a blockchain rival. 

“Eu acho que, se queremos que o Bitcoin seja mais do que apenas uma ferramenta de pagamentos, ele precisará de opções de escala como a Plasma ou ZK Rollups”, disse Buterin, se referindo a experimentos que rodam no Ethereum.

Publicidade

A Optimism e Arbitrum são dois exemplos bem-sucedidos de “rollups” que poderiam servir como estudos de caso para o Bitcoin, disse ele, acrescentando que “seria bom ter uma mente aberta” em relação às soluções baseadas em ZK-snark — indicando uma preferência clara. 

A Ethereum tem experimentado uma ampla variedade de soluções de dimensionamento ao longo dos anos e está em processo de sua última atualização, a EIP-4844, que introduz blocos blob — permitindo até 100 mil transações por segundo

Wall defendeu a ideia de que o Bitcoin deveria estar estudando esses testes, temendo que o ecossistema fique com rollups menos seguros. Buterin respondeu que a proposta provavelmente provocará “controvérsia com os falcões da segurança.”

Wall, que tem ocupado o centro das atenções ultimamente com o Taproot Wizards, levantou o ponto do modelo de segurança do Bitcoin e o limite rígido de 21 milhões.  É uma questão que Buterin disse ter enfrentado, embora tenha apontado para a Ordinals como algo que fornece um mercado de taxas razoáveis para cobrir os subsídios em bloco de redução, bem como as preocupações de segurança subsequentes.

Publicidade

Buterin também acha que os ordinais trouxeram um “retorno à cultura construtora” que, em suas palavras, “é algo muito bom.” Ele acrescentou que “definitivamente vê sinais de esperança agora que temos os Ordinals”, chamando-os de “uma  verdadeira volta ao maximalismo de olhos laser (uma menção ao meme de olhos laser muito usado no universo cripto para dizer que você aposta na alta do Bitcoin e outras criptomoedas).”

Buterin também tentou encontrar dez coisas que ambos os ecossistemas compartilhavam. Ele apontou para alegações de imutabilidade por ambas as cadeias, juntamente com o fato de ambas terem problemas com a privacidade da primeira camada. Buterin também mencionou que tanto o Ethereum quanto o Bitcoin mostraram como é difícil fazer as coisas com modelos de consenso descentralizado.

O cofundador da Ethereum terminou com uma nota bastante otimista, tentando possivelmente reunir as duas comunidades.

“Acho que um mundo onde há pelo menos uma dessas cadeias é melhor do que um mundo sem nenhuma”, concluiu.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

Mercado Bitcoin e Escala se juntam em tokenização inédita de R$ 29 milhões em operação na fintech Asaas

Operação viabilizou o acesso de clientes qualificados do MB a investimento na Asaas, antes restrito a grandes fundos de VCs
Imagem robótica surge em sala escura de informática

IA de Elon Musk tem a segurança mais fraca, enquanto chat da Meta se destaca, diz pesquisa

Pesquisadores usaram uma abordagem de manipulação lógica linguística para perguntar ao Grok como seduzir uma criança
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance é transferido para prisão subterrânea na Nigéria 

A Justiça transferiu Tigran Gambaryan para presídio após fuga de seu colega da Binance que também estava detido na Nigéria
Imagem da matéria: Festa secreta em São Paulo agita a agenda do halving do Bitcoin

Festa secreta em São Paulo agita a agenda do halving do Bitcoin

O evento acontece no sábado (20) em São Paulo; veja como participar