Um dos assuntos do momento no mercado das criptoativos é o marketplace de NFTs Blur. Só na terça-feira (21), a plataforma produziu duas grandes notícias: a revelação da identidade real de seu criador e o anúncio de um airdrop de US$ 300 milhões.
Um dos fundadores da Blur usava o pseudônimo de Pacman e, por meio de publicações no Twitter, de informações sobre suas carreiras profissional e até compartilhou uma foto sua – mas sem revelar o nome.
Por meio dessas pistas, no entanto, o portal CoinDesk identificou que se trata de Tieshun Roquerre. Trata-se de um empreendedor com supostas passagens por instituições de peso como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e criador de serviços digitais como o portal de recrutamento StrongIntro e o registro de domínio Namebase, atualmente chamado de Namecheap.
Airdrop de muitos milhões
Além disso, conforme aponta reportagem do Decrypt, a Blur anunciou que em breve lançará cerca de US$ 300 milhões em tokens adicionais para usuários fiéis. Isso ocorre dias depois de ultrapassar o outrora intocável concorrente OpenSea como a plataforma de negociação Ethereum NFT mais popular por volume de negociação.
O Blur liberará 300 milhões de seus tokens BLUR nativos para os comerciantes ao longo da “Temporada 2” da plataforma, que já começou. O BLUR está sendo negociado atualmente a US$ 0,99, de acordo com a CoinGecko.
A “Temporada 1”, que culminou com a estreia de seu token nativo BLUR na semana passada, viu o Blur distribuir “pacotes de cuidados” do BLUR para os comerciantes que fizeram a transição para a plataforma de um mercado NFT concorrente, NFTs listados na plataforma imediatamente após seu outubro lançamento ou usou o Blur para fazer lances em NFTs.
A “Season 2” verá tokens distribuídos aos traders em um programa gamificado mais fixo, de acordo com a empresa. Os clientes do Blur receberão uma “pontuação de lealdade” com base em sua interação e comprometimento com a plataforma de negociação, e os compradores e vendedores que se abstiverem de usar qualquer outro mercado NFT receberão uma pontuação de lealdade de 100%, por exemplo.
A pontuação de fidelidade de um usuário, em combinação com a quantidade de NFTs que ele lista, determinará quantos tokens BLUR eles ganharão em um airdrop posterior.
300M+ BLUR will be distributed to the community in Season 2.
— Blur (@blur_io) February 21, 2023
What’s the secret to maximizing rewards? Loyalty.
Users with 100% loyalty have the highest chances of Mythical Care Packages, which are worth 100x Uncommon Care Packages.
Here are 3 ways to maximize your loyalty👇 pic.twitter.com/Cgiemrvpxh
Sob este novo sistema de fidelidade, até mesmo ações menores podem potencialmente aumentar as chances de um usuário receber mais BLUR. A empresa deu a entender na terça-feira que até mesmo twittar seu anúncio no Twitter sobre a segunda temporada poderia aumentar a pontuação de lealdade de um usuário.
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The majority of BLUR will be distributed to community members who contribute to the protocol’s success, and loyalty is one of the best ways to do that no matter how much listing and bidding you do!
— Blur (@blur_io) February 21, 2023
Não está claro, porém, quais mecanismos técnicos o Blur possui para vincular atividades em plataformas separadas, como o Twitter, com métricas em seu próprio site. A empresa não respondeu imediatamente ao pedido de esclarecimento da Decrypt.
Guerra entre plataformas NFT
O anúncio de terça-feira marca a mais recente escalada em uma guerra total que eclodiu entre as plataformas NFT para atrair e manter clientes. O gigante de $ 13,3 bilhões OpenSea, há muito considerado o único mercado Ethereum NFT dominante, nos últimos meses perdeu muitos usuários para o Blur, em grande parte graças ao lucrativo programa de incentivos apoiado por tokens deste último. Ambas as empresas ofereceram vantagens aos usuários que bloqueiam a rival.
Na semana passada, provavelmente motivada pela forte ascensão do Blur com sua falta de taxas, a OpenSea eliminou sua própria taxa de 2,5% – a principal fonte de receita da empresa – por “tempo limitado”.
Ele também reduziu as proteções de royalties aos criadores, antes uma marca registrada do modelo NFT, que anteriormente garantia aos criadores uma taxa de royalties – normalmente de 5 a 10% – nas vendas secundárias de NFT. Essas taxas de royalties são como os projetos NFT geram receita contínua após uma queda ou venda inicial.
Embora a sustentabilidade do programa de incentivos agressivos do Blur não seja clara, seu impacto imediato sobre concorrentes como o OpenSea certamente reforçará as tendências atuais.
300M+ BLUR will be distributed to the community in Season 2.
— Blur (@blur_io) February 21, 2023
What’s the secret to maximizing rewards? Loyalty.
Users with 100% loyalty have the highest chances of Mythical Care Packages, which are worth 100x Uncommon Care Packages.
Here are 3 ways to maximize your loyalty👇 pic.twitter.com/Cgiemrvpxh
Embora o Blur atualmente apresente volumes de negociação significativamente mais altos do que o OpenSea, a maior parte dessa atividade parece ter sido gerada por um número menor de comerciantes de baleias lançando NFTs para o programa de recompensas do jogo do Blur para acumular o máximo de BLUR possível.
A popularidade desse programa de recompensas depende do valor do token nativo do Blur, no entanto. Nas últimas 24 horas, o BLUR caiu cerca de 24% em valor, ante US$ 1,28.
Com informações do Decrypt.
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