O executivo de startups de tecnologia Bob Lee, de 43 anos de idade, foi assassinado na madrugada desta quarta-feira (5) no centro de São Francisco, nos EUA.
Lee era um dos fundadores do popular aplicativo de transferências financeiras CashApp, além de ter trabalhado como chefe de tecnologia (CTO) na Block, a empresa de Jack Dorsey, ex-CEO do Twitter, e no desenvolvimento do sistema operacional Android.
Criado em 2013, o CashApp permite que os usuários enviem dinheiro de forma quase instantânea uns aos outros. Ele também oferece uma carteira para Bitcoin, permitindo que os usuários comprem, vendam e enviem a criptomoeda por meio da Lightning Network.
Lee, que tinha o apelido de “Crazy Bob” entre os desenvolvedores de tecnologia, também era investidor, tendo comprado participações em diversas empresas como SpaceX, Clubhouse e Figma.
Atualmente, ele ocupava o posto de diretor na empresa de pagamentos com blockchain MobileCoin.
Segundo a polícia local, ele teria falecido após ter sido encontrado esfaqueado. Lee recebeu assistência médica e foi levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia da Califórnia está investigando o caso, mas não realizou nenhuma prisão até agora.
A morte de Lee foi confirmada pelo próprio Jack Dorsey na rede social descentralizada Nostr.
Joshua Goldbard, CEO da MobileCoin, enviou a seguinte declaração à ABC7 News: “Bob foi uma força da natureza. Ajudou a criar Android e CashApp em nosso mundo (…) Sentirei falta dele todos os dias.”
Diversos veículos da imprensa americana também confirmaram o assassinato.
BREAKING: Tech executive Bob Lee has died, his company confirmed to @abc7newsbayarea. Lee was the current CPO at MobileCoin, and helped to create Android and CashApp. More details live at 11. pic.twitter.com/CTRNm3af0y
— Tim Johns (@tim_johns_) April 5, 2023