Criador da Terra Luna apoiou partido político de Montenegro, afirma jornal

Do Kwon supostamente teve relações financeiras com o líder de um partido político no pequeno país europeu
Fundador Terraform Labs Do Kwon

(Foto: Divulgação/Medium)

O primeiro-ministro em fim de mandato de Montenegro, Dritan Abazovic, teria instado a Procuradoria Especial do Estado a iniciar uma investigação sobre alegações de conexões comerciais entre Do Kwon, o criador da Terra Luna, e Milojko Spajic, líder do movimento político Europe Now (ou Europa Agora).

De acordo com uma reortagem do jornal Balkan Insight, as alegações surgiram de uma carta enviada pelo cofundador da Terra a Abazovic, ao ex-ministro da Justiça, Marko Kovac, e à Procuradoria Especial do Estado, na qual ele afirmava ter fornecido apoio financeiro para o movimento.

Publicidade

Kwon e Chang-joon Han, ex-diretor financeiro da Terraform Labs, foram presos no aeroporto de Podgorica, em Montenegro, em março, enquanto tentavam viajar para Dubai com documentos supostamente falsificados.

Tanto Kwon quanto Chang-Joon estão condicionados para serem liberados sob fiança, após o Tribunal Superior de Montenegro ter concedido a eles prisão domiciliar, porém com vigilância policial. Eles devem comparecer ao tribunal em 16 de junho. Se considerados culpados, poderão enfrentar uma sentença de até cinco anos de prisão.

Além dos processos legais em andamento em Montenegro, Do Kwon também enfrenta problemas legais na Coreia do Sul e nos Estados Unidos.

Em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (7), Abazovic confirmou que recebeu a carta de Do Kwon e disse que “Montenegro não pode se tornar um terreno fértil para fraudadores globais, mesmo que eles usem blockchain ou qualquer outra coisa”.

Publicidade

Ele acrescentou: “Não é bom para Montenegro se Spajic teve contatos com Do Kwon, porque o homem é procurado pelas autoridades dos Estados Unidos e da Coreia do Sul”.

Embora o Spajic, de 35 anos, tenha negado essas afirmações, ele revelou que ele e a empresa para a qual trabalhava investiram na Terra.

“Do Kwon é um fraudador que enganou milhões de pessoas, incluindo meus amigos e a empresa para a qual trabalhei, quando investimos neste projeto no início de 2018”, disse Spajic a um site de Montenegro, Vijesti.

O político acrescentou que sentiu uma “satisfação especial” ao denunciar Kwon às autoridades locais quando o sul-coreano entrou em Montenegro no início deste ano.

Publicidade

Milojko Spajic e as criptomoedas

Spajic parece ter um interesse de longa data em criptomoedas e tecnologias blockchain. Em abril de 2022, quando o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, recebeu cidadania no país, Spajic compartilhou uma foto dos dois onde Buterin segurava seu novo passaporte.

“Hoje, tive o prazer de conceder a Vitalik Buterin a cidadania de Montenegro como sinal de gratidão por tudo que ele fez e fará pelo nosso país”, escreveu Spajic em sua conta oficial do Instagram.

Spajic também sediou um painel de discussão sobre o Ethereum na conferência Future Now! no mesmo mês, com Buterin, o pesquisador do Ethereum Vlad Zamfir e o professor de direito da Universidade de Memphis, Boris Mamlyk, falando sobre temas como a legalidade da identidade blockchain e contratos inteligentes no governo.

Budućnost Sad! Kripto zakon, inovacije, zajednica

Prilika za uspostavljanje zdrave, održive, blokčejn industrije u službi 🇲🇪 naroda.

V.Buterin – osnivač ETH
V.Zamfir – glavni istraživač ETH
B.Mamlyk – internacionalni profesor prava
M.Spajić – moderatorhttps://t.co/PvBNeQi52n pic.twitter.com/X9WCNJz6eZ

— Milojko Spajić (@MickeySpajic) April 7, 2022

No ano passado, o político afirmou que “em três anos, a indústria blockchain pode representar cerca de 30% da economia de Montenegro, ou seja, contribuir com um adicional de 1,5 a 2 bilhões de euros para o produto interno bruto (PIB)”.

Spajic apareceu novamente ao lado de Buterin em maio deste ano durante a conferência EDCON, em Montenegro.

*Traduzido com autorização do Decrypt