Imagem da matéria: Criador da Telexfree quer voltar a ser brasileiro para não ir para cadeia nos EUA, diz jornal
Carlos Wanzeler, um dos sócios da Telexfree, pode ser extraditado para os EUA. (Imagem: Reprodução)

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu provisoriamente o processo de extradição para os Estados Unidos do criador da Telexfree Carlos Nataniel Wanzeler depois que a defesa do acusado solicitou a rescisão da regra que o fez perder a cidadania brasileira. As informações são do jornal A Gazeta.

Wanzeler, que tem cidadania ameriana, está preso no Brasil desde fevereiro a pedido da Justiça dos EUA. Em setembro, por decisão unânime, o STF atendeu o pedido do governo americano e autorizou a extradição do acusado de pirâmide financeira.

Publicidade

No entanto, a defesa do acusado entrou com um embargo de declaração contra o pedido dos EUA, onde solicitou a rescisão da regra que o fez perder a cidadania brasileira.

A decisão temporária, segundo o jornal, foi do ministro Marco Aurélio.

No início do mês, o ministro relator Ricardo Lewandowski havia enviado o embargo em desfavor ao governo do EUA para ser apreciado pela Procuradoria Geral da União.

Segundo o jornal, um dos advogados de Wanzeler, Rafael Lima, acredita que ser for restabelecida a situação de brasileiro nato, seu cliente não poderá ser extraditado. Caso vá para os EUA, ele pode ficar preso por até 30 anos.

Caso Telexfree

No Brasil, a Telexfree era comandada por Carlos Costa; nos EUA, Wanzeler, que maio do ano passado perdeu a cidadania brasileira.

Publicidade

O esquema aplicado pela Telexfree era o de supostas vendas de pacotes de telefonia que não passava de fachada.

Para divulgar o produto, a empresa adotou um sistema de marketing multinível. Para obter lucro, o ‘divulgador’ teria que comprar e revender pacotes para quem quisesse entrar no negócio. Desta forma, ele ganhava um bônus por indicação.

A recompensa estimulava o crescimento da rede, mas que passaria a ser insustentável quando parasse de entrar pessoas, um desfecho certo em qualquer esquema de pirâmide.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração mostra mapa do Brasil com pontos ligados em blockchain

Banco Central, UFRJ, Polkadot e Ripple se unem para aprofundar pesquisas sobre interoperabilidade entre blockchains e DREX

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) antecipa…
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto
simbolo do dolar formado em numeros

Faculdade de Direito da USP recebe evento da CVM sobre democratização dos mercados de capitais

Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA) da CVM vai a “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil” com transmissão ao vivo no Youtube
moeda de bitcoin dentro de armadilha selvagem

CVM faz pegadinha e descobre que metade das pessoas cairia em golpe com criptomoedas

Junto com a Anbima, a entidade criou um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de investimentos com lucros altos irreais