Criador da LUNA é considerado responsável por fraude em julgamento nos EUA

Os reguladores dos EUA prevaleceram com a acusação de que Do Kwon enganou milhares de investidores com o ecossistema Terra (LUNA)
Do Kwon, criador da Terra (LUNA) olhando assustado para a câmera.

Do Kwon, criador da Terra Luna (Foto: FAQX via Wikimedia Commons)

Um júri de Nova York determinou que a Terraform Labs — empresa por trás do falido ecossistema Terra (LUNA) — e seu fundador, Do Kwon, são responsáveis por acusações civis de fraude, concordando com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) na sexta-feira (5), de acordo com a Reuters.

A SEC alegou que a Terraform Labs e Kwon enganaram investidores sobre a estabilidade de sua stablecoin, TerraUSD, e fizeram outras afirmações não comprovadas.

Publicidade

O veredicto foi entregue em um tribunal federal após um julgamento de duas semanas e ocorreu logo após os argumentos finais.

A SEC está buscando penalidades financeiras civis e ordens que impeçam Kwon e a Terraform de atuarem na indústria de valores mobiliários. O colapso do TerraUSD e de seu token vinculado, Luna, em maio de 2022, resultou em perdas estimadas em mais de US$ 40 bilhões e causou amplo tumulto no mercado de criptomoedas.

Relembre o caso: De US$ 40 bilhões a zero: quem é Do Kwon, o homem que deu um golpe mundial com a criptomoeda LUNA

Kwon, que foi preso em Montenegro em março de 2023, não compareceu ao julgamento. Tanto os EUA quanto a Coreia do Sul solicitaram sua extradição por acusações criminais.

Publicidade

A SEC argumentou que Kwon e a Terraform secretamente arranjaram para que uma terceira parte comprasse grandes quantidades de TerraUSD para manter sua paridade com o dólar em maio de 2021, e Kwon atribuiu falsamente a recuperação à confiabilidade dos algoritmos do TerraUSD. O regulador também afirmou que Kwon e a Terraform promoveram falsamente o uso de sua blockchain no Chai, um aplicativo de pagamento popular na Coreia.

Os advogados da Terraform Labs e de Kwon argumentaram que a empresa havia sido honesta sobre seus produtos e suas funcionalidades, mesmo quando falharam, e que o caso da SEC se baseava em declarações tiradas de contexto.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.