Criador da FTX vai mudar de presídio nos Estados Unidos

Transferência de presídio pode durar até um mês nos EUA, com o detento sendo levado para várias penitenciárias até chegar ao destino final
Sam Bankman-Fried da FTX falando em vídeo

Sam Bankman-Fried no DealBook Summit de 2022 (Foto: Reprodução)

O criador da FTX, Sam Bankman-Fried, começou na quarta-feira (22) o processo de mudança de presídio onde vai cumprir a pena de 25 anos por fraude financeira. O empresário está em Nova York e fontes próximas ao caso afirmam que ele irá para uma penitenciária na cidade de Mendota, na Califórnia. As informações são do jornal The Wall Street Journal

A mudança vai contra o desejo de Sam, que havia expressado a vontade de continuar em Nova York para ficar perto da equipe de defesa que prepara o recurso contra sua condenação. 

Publicidade

O juiz que conduziu o julgamento de SBF, Lewis Kaplan, recomendou para as autoridades federais que o fundador da FTX ficasse em Nova York justamente para “facilitar o acesso ao conselho de apelação”. O magistrado fez isso em resposta a um pedido da defesa de Sam para não ser transferido. 

Porém, o Federal Bureau of Prisons, entidade responsável pela transferência, não deu sinais de que irá acolher o pedido do juiz. Um porta-voz da agência disse ao jornal que detalhes sobre transferência de presos só podem ser divulgados quando o processo é terminado.

Uma transferência de preso nos Estados Unidos pode durar até um mês, com o encarcerado sendo levado algemado e ficando em outros presídios no meio do caminho até chegar ao seu destino final. É comum serem levados para um centro de detenção provisório em Oklahoma, por exemplo.

Até a mudança de ontem, Sam cumpria pena no Centro de Detenção Metropolitana, em Brooklyn, um bairro de Nova York. O empresário dormia em um beliche numa área comum dividida com dezenas de outros presos.