Sam Bankman-Fried da FTX falando em vídeo
Sam Bankman-Fried no DealBook Summit de 2022 (Foto: Reprodução)

O criador da FTX, Sam Bankman-Fried, começou na quarta-feira (22) o processo de mudança de presídio onde vai cumprir a pena de 25 anos por fraude financeira. O empresário está em Nova York e fontes próximas ao caso afirmam que ele irá para uma penitenciária na cidade de Mendota, na Califórnia. As informações são do jornal The Wall Street Journal

A mudança vai contra o desejo de Sam, que havia expressado a vontade de continuar em Nova York para ficar perto da equipe de defesa que prepara o recurso contra sua condenação. 

Publicidade

O juiz que conduziu o julgamento de SBF, Lewis Kaplan, recomendou para as autoridades federais que o fundador da FTX ficasse em Nova York justamente para “facilitar o acesso ao conselho de apelação”. O magistrado fez isso em resposta a um pedido da defesa de Sam para não ser transferido. 

Porém, o Federal Bureau of Prisons, entidade responsável pela transferência, não deu sinais de que irá acolher o pedido do juiz. Um porta-voz da agência disse ao jornal que detalhes sobre transferência de presos só podem ser divulgados quando o processo é terminado.

Uma transferência de preso nos Estados Unidos pode durar até um mês, com o encarcerado sendo levado algemado e ficando em outros presídios no meio do caminho até chegar ao seu destino final. É comum serem levados para um centro de detenção provisório em Oklahoma, por exemplo.

Até a mudança de ontem, Sam cumpria pena no Centro de Detenção Metropolitana, em Brooklyn, um bairro de Nova York. O empresário dormia em um beliche numa área comum dividida com dezenas de outros presos.

VOCÊ PODE GOSTAR
mescla de dólares e moedas de bitcoin sobre a mesa

Fundos de criptomoedas captam US$ 2 bilhões na primeira semana de junho

EUA foram responsáveis por quase todo fluxo de entradas dos fundos de criptomoedas, enquanto o Brasil segue com terceiro melhor resultado no acumulado de 2024
Celular com o logo da CVM e notebook aberto no site da Comissãod e Valores Mobiliários

Caso contra Atlas Quantum exemplifica a longa demora para CVM julgar processos

O prazo médio para a Comissão de Valores Mobiliários terminar de julgar Termos de Acusação é de quatro anos e meio
Imagem da matéria: Investidores da Ásia podem impulsionar crescimento do Runes Bitcoin

Investidores da Ásia podem impulsionar crescimento do Runes Bitcoin

Algumas empresas de investimento asiáticas, como o Newman Group, sediado em Hong Kong, já entraram de cabeça nas Runes
Imagem da matéria: História da GAS Consultoria não é só Faraó: autor de livro destaca papel fundamental de Mirelis

História da GAS Consultoria não é só Faraó: autor de livro destaca papel fundamental de Mirelis

“Foi um casamento perfeito. Ele virou um garoto-propaganda do negócio que a Mirelis operava”, afirma escritor Chico Otávio